Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39089
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LARANJEIRA, Jane Maria Gonçalves | - |
dc.contributor.author | SILVA, Diana Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-22T00:42:47Z | - |
dc.date.available | 2021-01-22T00:42:47Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-27 | - |
dc.date.submitted | 2021-01-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Diana Maria da. Uma análise sobre as contribuições da avaliação formativa na formação docente em química no Agreste de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39089 | - |
dc.description.abstract | No contexto atual do cenário educacional brasileiro ainda se observa a prevalência do modelo somativo de avaliação. Nesse modelo a avaliação é realizada em momentos pontuais do processo de ensino-aprendizagem para atribuição de escores que irão embasar uma classificação com aprovação ou reprovação. Nesse cenário educacional é importante fomentar na pratica docente a utilização do modelo formativo de avaliação, que se caracteriza pela construção contínua das aprendizagens apoiado na regulação, autorregulação e autoavaliação permanente dessa construção. Essa mudança de paradigma deve ser introduzida na formação docente inicial considerando que os futuros profissionais da educação terão uma tendência em reproduzir as práticas avaliativas que os mesmos vivenciarem ao longo de sua formação acadêmica. O presente trabalho objetivou realizar uma análise sobre as contribuições de um modelo formativo de avaliação para o desenvolvimento cognitivo e metacognitivo no Ensino Superior de Química na perspectiva de uma formação docente emancipatória. Trata-se de uma pesquisa de campo, com análise qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta dos dados um questionário estruturado, com perguntas abertas e com caráter subjetivo, sobre o objeto da pesquisa. O universo pesquisado foi uma comunidade acadêmica de um curso de formação docente em Química de uma universidade pública no Agreste de Pernambuco. A amostra da população investigada foi representativa de 30% dos discentes regularmente matriculados no componente curricular Química Inorgânica I, ofertado no quarto período do referido curso, escolhida aleatoriamente por meio de sorteio com base em critérios estabelecidos de inclusão e exclusão. Os resultados demonstraram que o modelo formativo de avaliação contribuiu para que os discentes desenvolvessem suas habilidades cognitivas e metacognitivas, de forma total ou parcial, através da reflexão contínua dos seus processos de aprendizagens com o feedback desempenhando um papel fundamental nesse processo formativo. Verificou-se ainda a prevalência do modelo avaliativo tradicional nas práticas pedagógicas do referido curso, tornando evidente, por meio desse estudo, a necessidade de se utilizar o modelo formativo de avaliação na formação dos futuros profissionais da educação, críticos e reflexivos, que possam romper com a predominância de práticas avaliativas tradicionais que estão impregnadas no sistema educacional brasileiro. | pt_BR |
dc.format.extent | 90p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Professores - Avaliação | pt_BR |
dc.title | Uma análise sobre as contribuições da avaliação formativa na formação docente em química no Agreste de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494423P7 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791809A0 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the current context of the Brazilian educational scenario is still observed the prevalence of summative assessment model. In this model the educational assessment is carried out in specific times of the teaching-learning process to assign scores values that will supports tandings with pass or fail. In that educational context it is important to foment teaching practices that use the formative assessment model which is characterized by the continuous construction of learning supported in regulation, self-regulation and ongoing self-assessment this construction. This paradigm shift must be introduced at the beginning graduation considering that future education professionals have a tendency to reproduce the assessment practices that they experience in their educational training. The aim of this study is make an analysis of the contributions of a formative assessment model for cognitive and metacognitive development in Chemistry Higher Education from the perspective of a teacher's emancipatory education. This is a qualitative analysis research with a data collection instrument of open and subjective questions. The group studied was an academic community of a chemistry undergraduate course of a public university in state of Pernambuco in Brazil. The sample was representative of 30% of the study population composed by students enrolled in the Inorganic Chemistry course, chosen randomly based on established criteria of inclusion and exclusion. The results showed that the formative evaluation model helped students to develop their cognitive and metacognitive skills, whole or partial, through continuous reflection of their learning processes with feedback playing a key role in this training process. It was also the prevalence of the traditional evaluation model in pedagogical practices that course, making it clear, through this study, the need to use formative assessment the training of future professionals of education, critical and reflective, so they can break the dominance of traditional assessment practices in the Brazilian educational system. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Diana Maria da.pdf | 996,93 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons