Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39106

Compartilhe esta página

Título: Intervenção na metodologia Design Thinking Canvas para a concepção de jogos de caráter educativo
Autor(es): SILVA, Rodrigo Mazulo
Palavras-chave: Jogos educativos; Design Thinking Canvas; Metodologia de Design
Data do documento: 30-Jan-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Rodrigo Mazulo. Intervenção na metodologia Design Thinking Canvas para a concepção de jogos de caráter educativo. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Visando aprimorar o processo de desenvolvimento de jogos, nesse caso em especial, de caráter educativo, este trabalho busca apresentar os resultados de um estudo de caso que, utilizando uma metodologia estabelecida e altamente passível de adaptação, o Design Thinking Canvas (DTC), a redefine, de modo a permitir a concepção de tais jogos. O processo se iniciou primeiro entendendo os diferentes tipos de jogos educativos e sua atual taxonomia, para em seguida partirmos para a definição de que segmento de jogos educativos seria trabalhado no projeto. Com isso em mãos, se fez necessário entender como o DTC de organiza e como ele permite a fácil edição de sua forma e conteúdo, para poder ser adaptado com maior eficácia a concepção de tais produtos. O passo seguinte foi, aplicar o DTC, com as modificações já inseridas, em uma disciplina de design de jogos educativos ministrada no departamento de design da UFPE no primeiro semestre de 2019, e analisar, do ponto de vista projetual, se as modificações na metodologia, se adequaram a criação de jogos educativos de maneira eficiente o bastante, para que tal estrutura de organização de técnicas e métodos, possa ser inserida ao repertório de canvas já existentes no DTC.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39106
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rodrigo Mazulo Silva.pdf2,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons