Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39106
Share on
Title: | Intervenção na metodologia Design Thinking Canvas para a concepção de jogos de caráter educativo |
Authors: | SILVA, Rodrigo Mazulo |
Keywords: | Jogos educativos; Design Thinking Canvas; Metodologia de Design |
Issue Date: | 30-Jan-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SILVA, Rodrigo Mazulo. Intervenção na metodologia Design Thinking Canvas para a concepção de jogos de caráter educativo. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Visando aprimorar o processo de desenvolvimento de jogos, nesse caso em especial, de caráter educativo, este trabalho busca apresentar os resultados de um estudo de caso que, utilizando uma metodologia estabelecida e altamente passível de adaptação, o Design Thinking Canvas (DTC), a redefine, de modo a permitir a concepção de tais jogos. O processo se iniciou primeiro entendendo os diferentes tipos de jogos educativos e sua atual taxonomia, para em seguida partirmos para a definição de que segmento de jogos educativos seria trabalhado no projeto. Com isso em mãos, se fez necessário entender como o DTC de organiza e como ele permite a fácil edição de sua forma e conteúdo, para poder ser adaptado com maior eficácia a concepção de tais produtos. O passo seguinte foi, aplicar o DTC, com as modificações já inseridas, em uma disciplina de design de jogos educativos ministrada no departamento de design da UFPE no primeiro semestre de 2019, e analisar, do ponto de vista projetual, se as modificações na metodologia, se adequaram a criação de jogos educativos de maneira eficiente o bastante, para que tal estrutura de organização de técnicas e métodos, possa ser inserida ao repertório de canvas já existentes no DTC. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39106 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rodrigo Mazulo Silva.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License