Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39106

Share on

Title: Intervenção na metodologia Design Thinking Canvas para a concepção de jogos de caráter educativo
Authors: SILVA, Rodrigo Mazulo
Keywords: Jogos educativos; Design Thinking Canvas; Metodologia de Design
Issue Date: 30-Jan-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Rodrigo Mazulo. Intervenção na metodologia Design Thinking Canvas para a concepção de jogos de caráter educativo. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Visando aprimorar o processo de desenvolvimento de jogos, nesse caso em especial, de caráter educativo, este trabalho busca apresentar os resultados de um estudo de caso que, utilizando uma metodologia estabelecida e altamente passível de adaptação, o Design Thinking Canvas (DTC), a redefine, de modo a permitir a concepção de tais jogos. O processo se iniciou primeiro entendendo os diferentes tipos de jogos educativos e sua atual taxonomia, para em seguida partirmos para a definição de que segmento de jogos educativos seria trabalhado no projeto. Com isso em mãos, se fez necessário entender como o DTC de organiza e como ele permite a fácil edição de sua forma e conteúdo, para poder ser adaptado com maior eficácia a concepção de tais produtos. O passo seguinte foi, aplicar o DTC, com as modificações já inseridas, em uma disciplina de design de jogos educativos ministrada no departamento de design da UFPE no primeiro semestre de 2019, e analisar, do ponto de vista projetual, se as modificações na metodologia, se adequaram a criação de jogos educativos de maneira eficiente o bastante, para que tal estrutura de organização de técnicas e métodos, possa ser inserida ao repertório de canvas já existentes no DTC.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39106
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Rodrigo Mazulo Silva.pdf2,97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons