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Título : A qualidade da educação no programa de educação integral em Pernambuco: visão dos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano
Autor : Silveira, Lídia Márcia Lima de Cerqueira
Palabras clave : Política educacional; Qualidade da educação; Educação integral; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 28-feb-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVEIRA, Lídia Márcia Lima de Cerqueira. A qualidade da educação no programa de educação integral em Pernambuco: visão dos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Esta pesquisa buscou compreender, de forma contextualizada, a materialização da qualidade da educação do Programa de Educação Integral em Pernambuco na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, tendo como base teórico-conceitual a abordagem cognitiva de política pública de Muller & Surel (2002), debatida e aprofundada na literatura da área. O trabalho toma como base as categorias da política educacional, qualidade da educação e educação integral. Foi escolhido como campo empírico, o Sistema Estadual de Educação de Pernambuco, especificamente, a Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, nas Unidades Alfa e Ômega - nomes fictícios utilizados para resguardar as identidades dos sujeitos, considerando-se o marco temporal de 2015 a 2019. Justifica-se a opção por esta instituição, ao fato de ter sido transformada no primeiro Centro Experimental criado em Pernambuco por meio da parceria público-privada, e, posteriormente, tornadose modelo para a criação das demais escolas de referência de tempo integral de Pernambuco. Participaram como sujeitos de pesquisa 180 estudantes da 3ª Série das duas unidades escolares Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, uma vez que, tendo vivenciado as experiências escolares do segmento por três anos, supôs-se que, poderiam fornecer informações mais coerentes e consistentes sobre o processo. Optou-se por um tipo de abordagem quanti-qualitativa, abrangendo aplicação de questionários em duas escolas do Ginásio Pernambucano e a realização de entrevistas com gestores destas unidades e com 1 Aluno Protagonista, que foram tratadas mediante Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Parece pressuposto que a primeira condição para que o Programa de Educação Integral de Pernambuco tenha qualidade, seja uma gestão escolar genuinamente democrática, compartilhada em seus problemas e soluções, com uma equipe de gestão próxima aos estudantes, que tenha intencionalidade de escuta, apoio e construção coletiva.
Descripción : SILVEIRA, Lídia Márcia Lima de Cerqueira, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CERQUEIRA, Lídia Márcia Lima de
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39118
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

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