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Título: O uso de jogo didático no ensino de química orgânica como abordagem potencializadora do erro como um processo para a (re)construção e apropriação do conhecimento
Autor(es): FREITAS, Maria Rúbia Viana de
Palavras-chave: Jogos educativos; Erro; Aprendizagem; Psicologia educacional; Química orgânica – Estudo e ensino
Data do documento: 29-Mar-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FREITAS, Maria Rúbia Viana de. O uso de jogo didático no ensino de química orgânica como abordagem potencializadora do erro como um processo para a (re)construção e apropriação do conhecimento. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar a utilização do jogo didático como instrumento metodológico no ensino de química com vista a explorar situações didáticas que favoreçam a reconstrução da aprendizagem a partir do erro. O estudo se configura como uma pesquisa qualitativa e foi desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco/CAA, tendo sido aplicado um jogo didático, seguido de um questionário aos alunos do curso de Química – Licenciatura matriculados na disciplina de Química Orgânica II (2019.1). A partir dos resultados obtidos foi possível notar que no decorrer das rodadas e em face as situações já vivenciadas os erros cometidos começaram a ser compreendidos e superados. Ao ter a possibilidade de entender os seus erros e trabalhar estratégias de superação deles, os alunos foram exigidos a desenvolver a máxima mobilização dos seus processos cognitivos e metacognitivos. Dado o exposto, o jogo apresentou-se como um ambiente livre de pressão, propiciando a recursividade e a imersão dos alunos no sentido de estarem ao mesmo tempo envolvidos e descontraídos o que possibilitou o desenvolvimento das funções psíquicas, como percepção, memória, criação de zona de desenvolvimento iminente, imitação e atenção que ainda não estavam amplamente desenvolvidas por alguns alunos, ajudando-os na apropriação do conhecimento científico fazendo com que fossem adquiridos novos significados a cada rodada e também fez com que pudessem perceber em que aspecto precisavam estudar mais e apropriar-se das atividades de estudo. De tal modo, a abordagem intencional e orientada pela fundamentação teórica que foi a psicologia histórico cultural gerou no evento jogo situações didáticas potencializadoras da aprendizagem a partir da revisitação dos erros que possibilitou um processo para a (re)construção e apropriação do conhecimento no ensino de química orgânica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39119
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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