Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39154

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Carlos Alberto Cunha-
dc.contributor.authorALVES, Gabriella Chalegre-
dc.date.accessioned2021-01-27T20:07:48Z-
dc.date.available2021-01-27T20:07:48Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.citationALVES, Gabriella Chalegre. “É hora de surgir do sono, de espertar da inércia [...] e fazer reflorescer a nossa religião”: a Restauração Católica em Pesqueira – PE (1889-1922). 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39154-
dc.description.abstractEntre os fins do século XIX e início do século XX, a Igreja católica passava por um momento de transformações significativas no Brasil. O fim do padroado e os problemas decorrentes da secularização das instituições civis, com a Proclamação da República (1889), davam a tônica da dinâmica em que tal instituição se inseriu. Se ao longo de mais de três séculos, a Igreja adquiriu o caráter de religião oficial do Estado, assumindo todas as implicações que tal status lhe proporcionava, nos últimos anos do governo monárquico, tal posição passou a pesar e representar um verdadeiro problema para a elite clerical. As duas primeiras décadas do século XX marcam o início de um processo decisivo, no que se refere a sua reestruturação, tanto em termos institucionais, quanto no âmbito das práticas religiosas. A historiografia corrente atribuiu para este movimento de expansão institucional, reorganização das ações dos leigos, reforma do clero e busca por formar uma verdadeira militância católica, a denominação de “romanização”, sugerindo que a Igreja brasileira buscava apenas voltar-se para Roma, cumprindo todos os seus desígnios. O conceito de “romanização”, forjado inicialmente com um sentido fortemente pejorativo, passou a se mostrar insuficiente e problemático para a compreensão das dinâmicas em que cada paróquia e cada diocese estavam inseridas. Mesmo que o clero brasileiro recebesse orientações vindas de Roma, elas não funcionavam e não eram tomadas como normas rígidas. Diante disso, a presente dissertação busca analisar como se deu o processo de restauração católica no sertão e agreste de Pernambuco, com destaque para as cidades de Floresta e Pesqueira, entre os anos de 1889 e 1922, compreendendo a restauração como um processo multiforme, criador de práticas cotidianas específicas e não como uma mera transplantação de um movimento vindo da Europa. No decorrer do texto pretendemos mostrar como bispos e vigários adaptavam as orientações que recebiam da Sé, conforme seus interesses e com base nas particularidades locais, seja no momento de elaboração das cartas pastorais, de combate as práticas consideradas desviantes do modelo de catolicismo almejado, ou mesmo no que se refere a criação das novas jurisdições eclesiásticas. Para isso, utilizamos ao longo do trabalho os conceitos e abordagens da História Cultural das Religiões. As fontes utilizadas para a realização da pesquisa vão desde impressos, como jornais que circulavam por Pernambuco, jornais católicos locais, até as correspondências entre párocos e bispos, além de documentos provenientes da burocracia governamental e das delegacias de polícia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPernambuco - Históriapt_BR
dc.subjectIgreja Católicapt_BR
dc.subjectSecularização (Teologia)pt_BR
dc.subjectDiocesespt_BR
dc.subjectRestauração Católicapt_BR
dc.title“É hora de surgir do sono, de espertar da inércia [...] e fazer reflorescer a nossa religião” : a Restauração Católica em Pesqueira – PE (1889-1922)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3712468127131684pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6680019466959953pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxBetween the end of the 19th century and the beginning of the 20th century, the Catholic Church was going through a moment of significant transformations in Brazil. The end of the patronage and the problems arising from the secularization of civil institutions, with the Proclamation of the Republic (1889), set the tone for the dynamics in which this institution was inserted. For over more than three centuries, the Church had acquired the character of the state's official religion, assuming all the implications thatsuch status gave it; however, in the last years of the monarchical government, this position came to represent a real problem for the elite of the clergy. The first two decades of the twentieth century marked the beginning of a decisive process, with regard to its restructuring, both in institutional terms and in the scope of religious practices. Current historiography has attributed to this movement of institutional expansion, reorganization of the actions of the laity, reform of the clergy and the quest to form a true Catholic militancy, the denomination of “Romanization”, suggesting that the Brazilian Church sought only to turn to Rome, fulfilling all its resolutions. The concept of “romanization”, initially forged with a strongly pejorative sense, started to show itself as an insufficient and problematic term for the comprehension of the dynamics in which each parish and diocese were inserted. Even if the Brazilian clergy was receiving guidance from Rome, the guidelines did not work and were not taken as strict norms. On those premises, this dissertation seeks to analyze how the process of Catholic restoration took place in the arid backlands and countryside of Pernambuco, with emphasis on the cities of Floresta and Pesqueira, between the years 1889 and 1922, evidencing the restoration as a multiform process, that created specific daily practices, and not as a mere transplantation of a movement coming from Europe. This study intends to show how bishops and vicars adapted the guidelines they received from the See, according to their interests and based on local particularities, whether at the time of preparing pastoral letters, to combat practices considered deviant from the desired model of Catholicism, or even regarding the creation of new ecclesiastical jurisdictions. For that purpose, this study utilizes the concepts and approaches of the Cultural History of Religions. The sources used to carry out the research range from print, such as newspapers circulating in Pernambuco, local Catholic newspapers, to correspondence between parish priests and bishops, in addition to documents from government agencies and police stations.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gabriella Chalegre Alves.pdf2,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons