Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39198

Compartilhe esta página

Título: Análise da influência do capeamento e da geometria de corpos-de-prova na resistência à compressão de argamassas.
Autor(es): LIMA, Jofre Silva
Palavras-chave: Argamassa; Geometria; Resistência de materiais; Construção civil; Normas técnicas (Engenharia); Avaliação
Data do documento: 27-Nov-2013
Citação: LIMA, Jofre Silva. Análise da influência do capeamento e da geometria de corpos-de-prova na resistência à compressão de argamassas. Caruaru: O Autor, 2013.
Abstract: As argamassas são bastante utilizadas na construção civil. Dentre as características, a mais comumente utilizada é a resistência à compressão. O ensaio que verifica a resistência à compressão é o ensaio de compressão axial. Na literatura existem muitos estudos sobre a influência do capeamento e da geometria na resistência à compressão, no entanto a maioria destes está relacionada ao concreto. O capeamento mais utilizado para corpos-de-prova cilíndricos é feito com enxofre, embora este apresente como principal inconveniente o prejuízo à saúde e à segurança do operador. O capeamento feito com neoprene confinado é utilizado, em concretos, como uma alternativa ao capeamento feito com enxofre. A geometria prismática foi estudada por se tratar de uma alternativa prevista na atualização da NBR 13279, que alterou a geometria utilizada de cilíndrica para prismática. Para este trabalho, as faces dos corpos-de-prova cilíndricos foram preparadas pelos métodos de capeamento colado por enxofre puro, em ambas as faces; e não colado por discos de neoprene confinado, em ambas as faces e apenas na face superior. Já as faces dos corpos-de-prova prismáticos não foram submetidas a nenhum método de capeamento. De maneira geral, os corpos-de-prova cilíndricos não apresentaram diferenças estatísticas, independentemente do tipo de preparação de bases. Os corpos-de-prova cúbicos se apresentaram de forma bastante irregular, ora apresentando-se como uma solução melhor que os cilíndricos e ora apresentando-se como uma solução menos satisfatória. Os resultados em argamassas com baixa resistência são estatisticamente iguais para os tipos de preparo estudados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39198
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Jofre Silva.pdf932,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons