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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorMELO, Andrezza e Silva-
dc.date.accessioned2021-02-11T23:16:16Z-
dc.date.available2021-02-11T23:16:16Z-
dc.date.issued2015-07-30-
dc.date.submitted2021-02-11-
dc.identifier.citationMELO, Andrezza e Silva. Inserção dos saberes populares no ensino de química: uma abordagem do conhecimento popular acerca das plantas medicinais do município de Caruaru - PE. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39206-
dc.description.abstractO presente trabalho consistiu na proposição de um conjunto de atividades educacionais voltadas para alunos de 1º ano do ensino médio, as quais visaram à inserção e reavivação dos saberes populares concernentes às plantas medicinais no ensino da Química. O uso de plantas medicinais vem se intensificando, e com ele, surge a necessidade de aproximar esta temática à educação. Diante disso, foram elaboradas e efetuadas algumas tarefas que contemplaram a temática e o objetivo traçado. Inicialmente, foram ministradas aulas expositivas sobre a temática nas turmas com a finalidade de despertar o interesse dos alunos através da contextualização de seus conceitos químicos e etnobotânicos. Não obstante, também se buscou esclarecer aos alunos quanto à toxicidade das preparações fitoterápicas através de uma divulgação científica, a qual foi realizada por meio da abordagem de um texto científico. Posteriormente, os alunos coletaram informações da comunidade local sobre o uso de plantas medicinais e seus saberes populares através de um questionário semiestruturado. Na etapa seguinte, foi promovida uma excussão didática à Feira de Raízes e Ervas Medicinais, alocada na famosa Feira de Caruaru, conhecida nacionalmente por sua comercialização de produtos dos mais variados tipos e segmentos. Além de vivenciar o conteúdo in loco, os discentes foram incumbidos de reunir materiais e informações relevantes da Feira sobre as plantas medicinais do Agreste Pernambucano a fim de socializá-las posteriormente com os demais alunos do espaço escolar. Como resultado desta ação, foi possível concluir que ferramentas como a contextualização e a interdisciplinaridade trazidas pela temática são válidas para proporcionar uma aprendizagem significativa e de qualidade através do uso dos elementos cotidianos da comunidade escolar trabalhada; bem como formar de cidadãos capazes de contribuir positivamente para a sociedade em que estão inseridos e utilizar os conhecimentos químicos estudados para esta finalidade. Além disso, o resgate pela ciência, a importância da preservação da flora nordestina e o conhecimento das plantas medicinais como tratamento alternativo de doenças também foram promovidos nos discentes com este trabalho.pt_BR
dc.format.extent84p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectEtnobotânicapt_BR
dc.subjectFeiras livrespt_BR
dc.titleInserção dos saberes populares no ensino de química: uma abordagem do conhecimento popular acerca das plantas medicinais do município de Caruaru - PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494408D5pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706393T6pt_BR
dc.description.abstractxThe present work consisted of the proposition set of educational activities for 1st year high school students, which aimed to insert and revive the popular knowledge pertaining to medicinal plants in chemistry teaching. Recently, the use of medicinal plants has intensified, and with it comes the need to bring this issue to education. Thus, they were prepared and performed some tasks that contemplated the theme and the layout goal. Initially, lessons were given exhibition on the subject in classes in order to arouse the interest of students through the contextualization of its chemical and ethnobotanical concepts. Nevertheless, also sought to clarify the students about the toxicity of herbal preparations through a scientific publication, which was performed by a scientific text approach. Later, students collected information from the local community about the use of medicinal plants and their popular knowledge through a semi-structured questionnaire. In the next step, a didactic foreclosure was promoted to the Fair roots and Medicinal Herbs, allocated in the famous fair Caruaru, known nationally for its commercialization of products of various types and segments. In addition to experience the on-site content, the students were tasked to gather relevant materials and information of the Fair on medicinal plants of the ‘Agreste Pernambucano’ in order to socialize them later with other students from the school environment. As a result of this action, it was concluded that tools like contextualization and interdisciplinarity brought the theme are valid for provide a meaningful learning and quality through the use of everyday elements of the school community worked; and form citizens capable of contributing positively to the society in which they live and using chemical knowledge studied for this purpose. In addition, the rescue by science, the importance of preserving the Northeastern flora and knowledge of medicinal plants as an alternative treatment of diseases were also promoted in students with this work.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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