Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39231

Compartilhe esta página

Título: Expectativa e realidade no vestuário da mulher idosa : pesquisa com um grupo de práticas físicas em Camaragibe/PE
Autor(es): PEREIRA, Crisna Caroline Alves
Palavras-chave: Moda; Vestuário; Idoso; Mulher
Data do documento: 30-Jan-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEREIRA, Crisna Caroline Alves. Expectativa e realidade no vestuário da mulher idosa: pesquisa com um grupo de práticas físicas em Camaragibe/PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: As mudanças nas taxas de natalidade e expectativa de vida provocam alterações na estrutura etária da sociedade em todo o mundo e ampliam os desafios vividos pelas pessoas idosas. Através de pesquisa com um grupo de mulheres de camadas populares praticantes de exercícios físicos no SESI da cidade de Camaragibe, no estado de Pernambuco - Brasil, propõe-se a compreender as estratégias de uso de vestuário de mulheres idosas, diante da oferta de produtos baseada em um sistema da moda excludente. A estratégia metodológica se pautou pela abordagem qualitativa, por meio de estudo de bibliografias nas disciplinas de saúde, ciências sociais, moda e consumo, através do qual foram identificados e abordados criticamente os conceitos de envelhecimento, envelhecimento ativo, indústria do antienvelhecimento, feminilidade, mulher idosa, democratização da moda, funções do vestuário, consumo e apropriação, procedendo-se à observação de cunho etnográfico e a entrevistas semiestruturadas com mulheres integrantes do grupo selecionado. O estudo apreendeu a existência de um código do uso de vestuário baseado nas expectativas sociais em relação à imagem idealizada da mulher idosa. Constatou-se que essas consumidoras utilizam estratégias de compras em lojas populares, que oferecem modelos variados não direcionados às suas necessidades enquanto público-alvo; entretanto, acessando a diversidade de estilos ofertados, as participantes buscam possibilidades de adequação a seus padrões e necessidades práticas. Concluiu-se que as roupas e práticas de vestuário do grupo de mulheres idosas pesquisado funcionam como instância de comunicação não-verbal da discriminação baseada na idade e na condição social e de gênero que permeia a cultura na qual estão inseridas, expressando também suas estratégias de identificação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39231
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Crisna Caroline Alves Pereira.pdf4,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons