Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39232

Compartilhe esta página

Título: Ergonomia e Design no processo de produção artesanal
Autor(es): ARAÚJO, Layane Nascimento de
Palavras-chave: Design; Ergonomia; Análise Ergonômica do Trabalho; Processo de produção artesanal; Associação de Tapeçaria Timbi
Data do documento: 16-Out-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Layane Nascimento de. Ergonomia e Design no processo de produção artesanal. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Sendo o artesanato, patrimônio histórico representativo da cultura viva de um povo, têm-se que o estado de Pernambuco – Brasil, conta com uma enorme variedade de tipologias artesanais. Com 10.074 artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), o artesanato em Pernambuco é organizado em um dos Arranjos Produtivos Locais (APL) do estado. Diante disso, o estudo buscou entender o processo de produção artesanal de uma tipologia e Associação escolhida como foco, a Associação de Tapeçaria Timbi, da tipologia fios, localizada na cidade de Camaragibe - PE, configurando-se em uma pesquisa de abordagem indutiva e de procedimento de estudo de caso, com o auxílio da pesquisa-ação, com foco na participação das artesãs durante todas as etapas do estudo. O objetivo foi o de traçar diretrizes para melhorias do processo de produção artesanal desse grupo com base na Ergonomia e no Design. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e para dar maior consistência a pesquisa outras metodologias de apoio foram utilizadas: Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído – MEAC e metodologia de Projetação. Foram utilizados métodos observacionais (audiovisuais) e interacionais (entrevistas semiestruturadas), ferramentas de Design (Mapa de Empatia e Jornada do usuário), da Psicologia Social (Mapa Mental e Poema dos Desejos) e ferramentas ergonômicas (Diagrama de Áreas Dolorosas e RULA), que levantaram dados qualitativos e quantitativos necessários para identificação de demandas e propostas de recomendações e intervenções na Associação, nas áreas de Design e da Ergonomia. As intervenções foram em duas vertentes: no Design de Serviços - Divulgação das peças, Desenvolvimento de Cartilha Ergonômica Educativa e a Elaboração de oficina de cunho ergonômico; e no Redesign do Ambiente de Trabalho: Critérios de Acessibilidade, Redesign do Espaço Interno e Externo, Redesign do Posto de Trabalho e Redesign do Mobiliário. Para suas realizações foram efetuadas parcerias com um profissional da área da Arquitetura e outro da área da Fisioterapia. Os resultados das intervenções se mostraram satisfatórios e foi obtida a aprovação das artesãs da Associação que se mantiveram participativas em todos os processos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39232
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Layane Nascimento de Araújo.pdf9,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons