Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39314
Compartilhe esta página
Título: | Á luz do candeeiro e o constructo do “eu” fonte: educação pela arte, ciência e política |
Autor(es): | Souza, Edilson Fernandes de |
Palavras-chave: | Autobiografia; Itinerário; Habitus negro; Memórias; Constructo do “eu” fonte. |
Data do documento: | 15-Jul-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Tese de natureza autobiográfica intenta responder ao seguinte questionamento: Qual é a percepção que tenho da minha trajetória de vida desde as séries iniciais à universidade, em relação aos campos artístico e acadêmico-científico e as disposições políticas decorrentes entre 1975 e 2020? Para tanto, a temporalidade autobiográfica corresponde ao início do processo de escolarização numa instituição pública, Escola Municipal de 1º Grau Marechal Arthur da Costa Silva, na cidade de Jaboatão dos Guararapes – PE, com o fechamento correspondendo a um ciclo político experimentado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o processo de ritual de passagem para o estágio mais elevado na carreira docente no Brasil: o de Professor Titular, motivação central deste estudo. A trajetória é demarcada por campos que envolvem a educação, a arte, o ambiente acadêmico, a ciência e a política, cuja hipótese diz respeito a minha transmigração do campo artístico ao acadêmico-científico. Para confirmação dessa hipótese, estabeleci três objetivos, sendo 1) contribuir com o debate acerca do método (auto)biográfico enquanto instrumento de pesquisa e seu impacto em memoriais discursivos; 2) construir e analisar a autonarrativa, focando nas ações que perpassaram a minha ambientação escolar, artística, acadêmico-científica e política; e 3) levantar e analisar diferentes tipologias de fontes que evidenciam a minha mudança de trajetória e a imersão nas atividades científicas e participação na política institucional. Considerando o método (auto)biográfico, em momentos diferentes, gravei 5h20 (cinco horas e vinte minutos) de áudio, mediante roteiro por mim previamente estabelecido, e utilizei da entrevista que havia concedido anteriormente ao Laboratório de História Oral e da Imagem (LAHOI/UFPE), em 2009, com tempo aproximado de 2h14 (duas horas e catorze minutos). Além disso, trouxe para análise massa documental e iconográfica do arquivo pessoal e de diferentes acervos institucionais (escolas, universidades, plataforma do CNPq – meu currículo Lattes –, blogs e jornais online), bem como a minha produção acadêmica: livros, capítulos de livros, artigos em periódicos científicos e anais de congressos. A análise foi realizada a partir dos seguintes marcos conceituais: configuração, sublimação, campo de produção, habitus, individualização, outsider, estratégia e tática, objetivação e subjetivação; que corroboraram a autonarrativa, cujo resultado é o diagrama constructo do “eu” fonte desenvolvido por meio da linguagem científica na transmigração que consegui realizar no itinerário entre a escola, a arte e a vida acadêmica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39314 |
Aparece nas coleções: | Memoriais e Teses de Professor Titular (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_EDILSON FERNANDES DE SOUZA.pdf | 28,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons