Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39317

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo,-
dc.contributor.authorSILVA, Cláudia Daniely da-
dc.date.accessioned2021-02-25T22:03:46Z-
dc.date.available2021-02-25T22:03:46Z-
dc.date.issued2015-07-28-
dc.date.submitted2021-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, Cláudia Daniely da. Trabalhando conceitos químicos no ensino fundamental a partir do tema água em uma escola municipal da cidade de Caruaru-PE. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39317-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo realizar uma abordagem de Conceitos Química no 9º Ano do Ensino Fundamental, utilizando Temas Geradores. Foi realizado no município de Caruaru-Pe, interior de Pernambuco, na Escola de Referência em Ensino Médio Maria Auxiliadora Liberato. A proposta de intervenção didática trabalhou a Água (ciclo da água, tipos de água (mineral, destilada, bruta, dura), Poluição, tratamento e etc...) como tema gerador. Os conteúdos abordados através do tema gerador proposto foram: Composição química, Transformações dos estados físicos da matéria, propriedades, substância, misturas, solução, propriedades organolépticas. Em sua fase diagnóstica, foi solicitado, aos professores da escola, que ensinam ciências ao 9º ano, que respondessem uma entrevista, a fim de analisar quais as dificuldades encontradas na abordagem dos conceitos químicos na série investigada, o porquê dessas dificuldades, e como os professores procuram contorná-las. O livro didático também foi analisado, para verificar se o mesmo se enquadra nas recomendações dos documentos oficiais. Quanto aos discentes, foi elaborado um questionário com perguntas abertas, objetivando, principalmente, investigar as concepções prévias e após a aplicação da atividade, a aprendizagem dos conceitos químicos abordados através do tema gerador “água”. A partir desse trabalho pode-se perceber que uma abordagem contextualizada dos conteúdos pode vir a contribuir de forma significativa para o ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino fundamental - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleTrabalhando conceitos químicos no ensino fundamental a partir do tema água em uma escola municipal da cidade de Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404667P6pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706393T6pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to carry out a Chemical Concepts approach in the 9th year of elementary school, using generators themes. It was held in the Caruaru city in the interior of Pernambuco, in the Escola de Referência em Ensino Médio Maria Auxiliadora Liberato. The proposed didactic intervention works “Water” (water cycle, water types (mineral, distilled, crude, hard), pollution, treatment, etc ...) as generator theme. The contents addressed through the proposed theme generator were: Chemical composition, transformations of the state of matter, properties, substance mixtures, solution, organoleptic properties. In the diagnostic phase was requested, to school teachers who teach science to 9th grade, to answer an interview in order to analyze what the difficulties encountered in addressing the chemical concepts in the investigated series, the reason of these difficulties, and how teachers seek to circumvent these difficulties. The principal book was also analyzed to ensure that it conforms with the recommendations of the official documents. As for the students, he designed a questionnaire with open questions, aiming mainly to investigate the previous and after the application of the activity concepts, learning of chemical concepts covered by the generator theme "water". From this work can be seen that a contextualized approach to content can potentially contribute significantly to the teaching / learning.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Cláudia Daniely da.pdf852,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons