Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39337

Compartilhe esta página

Título: Games no ensino de História : possibilidades para a utilização dos jogos digitais de temática histórica na Educação Básica
Autor(es): OLIVEIRA, Paulo Henrique Penna de
Palavras-chave: História – Estudo e ensino; Jogos; Internet; Aprendizagem; Ensino fundamental
Data do documento: 30-Out-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Paulo Henrique Penna de. Games no ensino de História: possibilidades para a utilização dos jogos digitais de temática histórica na Educação Básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A presente dissertação tem por objetivo refletir sobre a inserção dos games ou jogos digitais nas práticas pedagógicas pertinentes ao ensino de história para os anos finais do Ensino Fundamental. Entendendo tratar-se de uma temática que, apesar das numerosas produções a respeito, ainda constitui-se enquanto campo de pesquisa bastante recente, buscamos de início, realizar um estudo do estado do conhecimento sobre o uso de games no ensino de História. A partir disso, também realizamos uma discussão teórica a respeito dos jogos digitais, abordando aspectos como sua conceituação, tipologia, classificação e história. Também realizamos uma discussão acerca do conceito de virtualização e sua relação com a cibercultura, além de levar em consideração suas possibilidades educativas no âmbito da história escolar. As reflexões teórico-metodológicas subsidiaram a produção de um aplicativo chamado "História com games" cujo objetivo é apontar a docentes, possibilidades de uso do recurso nas aulas de História, além de também indicar produções acadêmicas e literárias para pesquisadores que tenham interesse na relação entre os jogos digitais e a prática docente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39337
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Paulo Henrique Penna de Oliveira.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons