Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39368

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDANTAS, Ney Brito-
dc.contributor.authorCUNHA, Aura Celeste Santana-
dc.date.accessioned2021-03-13T01:57:22Z-
dc.date.available2021-03-13T01:57:22Z-
dc.date.issued2019-08-15-
dc.identifier.citationCUNHA, Aura Celeste Santana. Do digital ao material: uma investigação teórico especulativa sobre o raciocínio visual e as heurísticas da materialidade nos laboratórios de fabricação digital Pronto 3D. 2019. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39368-
dc.description.abstractO uso crescente do ambiente digital e de suas aplicações no cotidiano afetam nossa percepção das graduais e profundas transformações sociais e culturais vividas por uma sociedade na qual a tecnologia torna-se pedra angular nas formas de interação social bem como nos processos de ideação, representação e fabricação de artefatos. A confluência entre paradigma positivista e fenomenológico nos estudos sobre raciocínio visual na representação em design pode ser observada pela perspectiva da ciência cognitiva onde subjetividade é inserida em categorias objetivas que definem as ações cognitivas de designers e arquitetos durante o estudo sobre a função do desenho no processo de design. Devido à pouca informação sistematizada de pesquisas de campo que apresentem a relação entre a tríade design, cognição e tecnologia a pesquisa apresenta como objetivo principal um estudo exploratório sobre a relação entre experiência material e as ações cognitivas associadas ao raciocínio visual em design durante o processo de design nos laboratórios acadêmicos de fabricação digital PRONTO 3D nas cidades de Florianópolis, Chapecó e Criciúma em Santa Catarina, Brasil. Pelas evidências apresentadas na pesquisa verificamos que a modelagem computacional associada à fabricação é orientada à solução do problema e atua, principalmente, com as restrições percebidas em ambiente digital na categoria de ação definida como conceitual, na qual o sujeito recupera conhecimentos sobre a representação em ambiente digital e avalia o artefato antes de ser fabricado. O estudo de caso sobre o laboratório Pronto 3D ressaltou a importância desses ambientes para a disseminação da tecnologia para produção pessoal e a necessidade em ampliar estudos sobre a produção material podendo se tornar verdadeiros centros para pesquisa sobre inovação em uma relação colaborativa subsidiada por métodos que auxiliem no desenvolvimento de sistemas baseados em criatividade computacional e que ampliem estudos sobre a inserção da tecnologia para uma pedagogia centrada em design.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExperiência materialpt_BR
dc.subjectRaciocínio visualpt_BR
dc.subjectHeurísticas da materialidadept_BR
dc.subjectFab Labpt_BR
dc.subjectPronto 3Dpt_BR
dc.titleDo digital ao material : uma investigação teórico especulativa sobre o raciocínio visual e as heurísticas da materialidade nos laboratórios de fabricação digital Pronto 3Dpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3307245685029415pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3943497493556232pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe increasing use of the digital environment and its applications in daily life affect our perception of the gradual and profound social and cultural transformations experienced by a society in which technology becomes a cornerstone in the forms of social interaction as well as in the processes of ideation, representation and manufacture of artifacts. The confluence between positivist and phenomenological paradigm in the studies on visual reasoning in design representation can be observed by the perspective of cognitive science where subjectivity is inserted into objective categories that define the cognitive actions of designers and architects during the study on the function of design in the process of design. The rare systematized information of field research that presents the relationship between the triad design, cognition and technology research has as main objective a study on the relation between material experience and the cognitive actions associated to the visual reasoning in design during the design process in PRONTO 3D digital manufacturing academic laboratories in the cities of Florianópolis, Chapecó and Criciúma in Santa Catarina, Brazil. The evidence presented in the research found that the computational modeling associated with the manufacture is directed at solving the problem and operates mainly with the restrictions perceived in the digital environment on the set as a conceptual action category, in which the subject recovers knowledge on the representation environment and evaluates the artifact before it is manufactured.. The case study on the Pronto 3D lab emphasized the importance of these environments for the dissemination of technology for personal production and the need to expand studies on material production and can become real centers for innovation research in a collaborative relationship subsidized by methods that help in the development of systems based on computational creativity and to expand studies on the insertion of technology into a pedagogy focused on design.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Aura Celeste Santana Cunha.pdf9,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons