Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39383

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSALLES, Sandro Guimarães de-
dc.contributor.authorSANTOS, Tiago Sá Leitão dos-
dc.date.accessioned2021-03-17T22:50:13Z-
dc.date.available2021-03-17T22:50:13Z-
dc.date.issued2020-01-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Tiago Sá Leitão dos. Educação musical do Terreiro de Mãe Amara. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39383-
dc.description.abstractEste trabalho aborda os processos de ensino e aprendizado de música do Terreiro de Mãe Amara e as concepções nele presentes como formadores de uma Educação Musical do terreiro, partindo de suas próprias epistemologias. Teve como objetivo compreender as bases epistemológicas na construção da Educação Musical do referido terreiro, através de uma etnografia desenvolvida com a descrição dos processos nele observados, da autoetnografia que narra meu contato com o terreiro, meu aprendizado musical nele vivenciado e as narrativas de suas lideranças, todas elas mulheres negras. Essa etnografia buscou desenvolver uma hermenêutica como a proposta por Clifford Geertz (2008), considerando os topoi acadêmico e do Terreiro de Mãe Amara na tentativa de promover um diálogo, como na hermenêutica ditópica proposta por Boaventura de Sousa Santos (2002). A perspectiva desenvolvida na pesquisa partiu dos estudos pós-coloniais, do pensamento decolonial e na crítica à hegemonia epistêmica, presente nas universidades, percebendo que o terreiro produz conhecimentos e desenvolve ensino a partir de suas próprias epistemologias, sendo a educação musical um recorte teórico de um processo complexo de continuidade de sua tradição.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectTerreiro de Mãe Amarapt_BR
dc.subjectCandomblé de Recifept_BR
dc.subjectXangô de Pernambucopt_BR
dc.subjectPensamento decolonialpt_BR
dc.titleEducação musical do Terreiro de Mãe Amarapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1058235960491887pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4191320222049403pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThis work addresses the music teaching and learning process of the “Terreiro de Mãe Amara”, afro-Brazilian religion, and his formative conceptions and epistemology. Its objective is to understand the epistemology of the Music Education of the “Terreiro de Mãe Amara” with an ethnographic approach; it is describing the music teaching and learning process and the auto ethnography that narrated my contact with “Terreiro de Mãe Amara” and my music learning and its place leaders, who are black women responsible for music teaching. This ethnography sought to develop a hermeneutics as proposed by Clifford Geertz (2008), considering the academic and Terreiro de Mãe Amara topoi in an attempt to promote a dialogue, as in the ditopic hermeneutics proposed by Boaventura de Sousa Santos (2002). This research has a post-colonial and decolonial perspective, it criticizes the hegemony epistemic in the universities and it notices that the afro-Brazilian religions produce knowledge and develop teaching from its own epistemology. Therefore, the music education is a given name to a complex process that involves other areas.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Tiago Sá Leitão dos Santos.pdf2,48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons