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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39383

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Título: Educação musical do Terreiro de Mãe Amara
Autor(es): SANTOS, Tiago Sá Leitão dos
Palavras-chave: Educação musical; Terreiro de Mãe Amara; Candomblé de Recife; Xangô de Pernambuco; Pensamento decolonial
Data do documento: 14-Jan-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Tiago Sá Leitão dos. Educação musical do Terreiro de Mãe Amara. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Este trabalho aborda os processos de ensino e aprendizado de música do Terreiro de Mãe Amara e as concepções nele presentes como formadores de uma Educação Musical do terreiro, partindo de suas próprias epistemologias. Teve como objetivo compreender as bases epistemológicas na construção da Educação Musical do referido terreiro, através de uma etnografia desenvolvida com a descrição dos processos nele observados, da autoetnografia que narra meu contato com o terreiro, meu aprendizado musical nele vivenciado e as narrativas de suas lideranças, todas elas mulheres negras. Essa etnografia buscou desenvolver uma hermenêutica como a proposta por Clifford Geertz (2008), considerando os topoi acadêmico e do Terreiro de Mãe Amara na tentativa de promover um diálogo, como na hermenêutica ditópica proposta por Boaventura de Sousa Santos (2002). A perspectiva desenvolvida na pesquisa partiu dos estudos pós-coloniais, do pensamento decolonial e na crítica à hegemonia epistêmica, presente nas universidades, percebendo que o terreiro produz conhecimentos e desenvolve ensino a partir de suas próprias epistemologias, sendo a educação musical um recorte teórico de um processo complexo de continuidade de sua tradição.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39383
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

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