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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39425
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Título: | Organizações matemáticas e didáticas no ensino de combinatória |
Autor(es): | FERREIRA, Alan Gustavo |
Palavras-chave: | Análise combinatória - Pernambuco; Didática (Ensino médio); Ensino – Metodologia; Matemática – Estudo e ensino - Pernambuco |
Data do documento: | 21-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | FERREIRA, Alan Gustavo. Organizações matemáticas e didáticas no ensino de combinatória. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Esta investigação teve como objetivo analisar as características relativas ao ensino de Combinatória no Ensino Médio; de maneira especial, centra-se na análise sobre as atividades matemática e didática do professor em torno do estudo de Combinatória. Para estudar as condições e as características do ensino de Combinatória, ancoramos este estudo na Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Chevallard e colaboradores. Mais especificamente, centramos nossas análises nas praxeologias matemáticas e didáticas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Elegemos como sujeito da pesquisa um professor de matemática do ensino médio. A implementação da metodologia possibilitou identificar, de forma explícita, os tipos de tarefas e as técnicas que permitem cumpri-las e tecnologias que justificam essas técnicas, bem como os seis momentos de estudo. Os principais resultados encontrados apontam que, é possível encontrarmos nas aulas observadas do professor os tipos de tarefa T₁, T₂ e T₃, que referem-se aos problemas de contagem do tipo permutação, arranjo e combinação. Dentre das técnicas utilizadas para realizar os tipos e subtipos de tarefas, destacamos a aplicação do princípio multiplicativo, que tem provado ser uma ferramenta útil na resolução de tarefas desses tipos. No entanto, foi possível perceber que, na constituição do entorno tecnológico-teórico, não se explorou adequadamente a demarcação dos agrupamentos a partir das distintas disposições que seus elementos podem adotar – ordem e natureza. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39425 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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