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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39432
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Título : | “Águas de um rio” : uso de um aplicativo educacional como ferramenta metodológica ao ensino híbrido |
Autor : | ALVES, Xênia de Santana |
Palabras clave : | Educação ambiental; Tecnologia ambiental; Recursos hídricos |
Fecha de publicación : | 10-ene-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | ALVES, Xênia de Santana. “Águas de um rio”: uso de um aplicativo educacional como ferramenta metodológica ao ensino híbrido. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | A Escola é o primeiro local onde o estudante desenvolve a capacidade de interagir constantemente com pessoas diferentes do seu círculo familiar. É nesse espaço que as aprendizagens múltiplas acontecem, e é no planejamento docente que se deve considerar a adoção das tecnologias articuladas ao modelo de educação tradicional (presencial), com uma mediação pedagógica aberta e flexível para atender as demandas oriundas da educação suportadas pelas tecnologias digitais.Uma proposta entusiamadora é associar as tecnologias digitais as metodologias educacionais tradicionais . Elas podem despertar nos estudantes a curiosidade e desejo aprender aos conteúdos diversos, de maneira interativa, não engessada. Geralmente durante o ano letivo os temas ambientais são trabalhados sob forma de projetos, com elaboração de maquetes, saídas para visitações a parques, jardins botânicos, museus. Somar o uso das tecnologias a essa abordagem ambiental diferenciada poderá resultar na aprendizagem significativa. E foi no exercício educacional diário que se percebeu uma carência de conhecimento sobre a ecologia dos rios, então foi apresentado aos estudantes um rio próximo ao convívio dos mesmos, o rio Timbó, a fim de proporcionar a aprendizagem contextualizada. Este rio se localiza na Região Metropolitana do Recife em três importantes cidades: Abreu e Lima, Igarassu e Paulista ocupando respectivamente 32,5%, 25,7% e 7,7% da superfície nesses municípios. Este trabalho evidenciou a utilização de um aplicativo educacional como suporte metodológico nos temas transversais sobre recursos hídricos que pode ser vivenciado por diferente disciplinas.O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Referência (EREM) Maestro Nelson Ferreira e objetivou avaliar aprendizagem dos estudantes do ensino médio sobre o ecossistema aquático e de transição de um rio, utilizando o modelo híbrido da sala de aula invertida e a Teoria da Aprendizagem Significativa com ênfase na aprendizagem móvel. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39432 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
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