Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39456
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PRYSTHON, Ângela Freire | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Alan Campos | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-24T11:37:30Z | - |
dc.date.available | 2021-03-24T11:37:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-19 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Alan Campos. A imagem esvoaçante: atmosferas e fórmulas patéticas do cinema de Tsai Ming-liang. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39456 | - |
dc.description.abstract | A obra do cineasta radicado em Taiwan Tsai Ming-liang (1958) se difere estruturalmente de um cinema convencional por se utilizar do tempo esgarçado como parte da experiência estética. Seu cinema não se vale de roteiros bem delimitados por inícios, meios e fins, ao invés disso, o realizador prioriza uma atmosfera lenta e contemplativa de “nada acontece”. Ancorado no gestual do mesmo protagonista ao longo de suas obras (Lee Kang-sheng) – sujeito calado e de gestos expressivos –, o diretor construiu um cinema que cria uma maior proximidade com sua plateia por fazê-la experimentar as ações como se estivessem lá. A presente dissertação investiga a experiência da filmografia do diretor a partir de um arcabouço metodológico do historiador das imagens Aby Warburg no intuito de entender o fluxo de imagens que se estabelece a partir do contato com imagens mergulhadas no esgarçamento temporal. Ao final, desenvolve-se um método associativo por imagens que vise um entendimento da cultura visual que rodeia os filmes de Tsai Ming-liang. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Tsai Ming-liang | pt_BR |
dc.subject | Aby Warburg | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Cultura Visual | pt_BR |
dc.title | A imagem esvoaçante: atmosferas e fórmulas patéticas do cinema de Tsai Ming-liang | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1618069081375414 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8839343621880140 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The work of Taiwanese filmmaker Tsai Ming-liang (1958) differs structurally from conventional cinema by using time-shattered as part of the aesthetic experience. His cinema does not use scripts well delimited by beginnings, middles and ends, instead, the director prioritizes a slow and contemplative atmosphere of "nothing happens". Anchored in the gesture of the same protagonist throughout his works (Lee Kang-sheng) - silent man of expressive gestures -, the director built a cinema that builds a closer proximity to his audience by making her experience the actions as if they were there. The present dissertation investigates the experience of the director's filmography from a methodological framework of the image historian Aby Warburg in order to understand the flow of images that is established from the contact with images immersed in the temporal collapse. In the end, an associative image-based approach is developed that aims at understanding the visual culture that surrounds Tsai Ming-liang's films. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Alan Campos Araújo.pdf | 5,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons