Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39456

Share on

Title: A imagem esvoaçante: atmosferas e fórmulas patéticas do cinema de Tsai Ming-liang
Authors: ARAÚJO, Alan Campos
Keywords: Comunicação; Tsai Ming-liang; Aby Warburg; Cinema; Cultura Visual
Issue Date: 19-Feb-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ARAÚJO, Alan Campos. A imagem esvoaçante: atmosferas e fórmulas patéticas do cinema de Tsai Ming-liang. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A obra do cineasta radicado em Taiwan Tsai Ming-liang (1958) se difere estruturalmente de um cinema convencional por se utilizar do tempo esgarçado como parte da experiência estética. Seu cinema não se vale de roteiros bem delimitados por inícios, meios e fins, ao invés disso, o realizador prioriza uma atmosfera lenta e contemplativa de “nada acontece”. Ancorado no gestual do mesmo protagonista ao longo de suas obras (Lee Kang-sheng) – sujeito calado e de gestos expressivos –, o diretor construiu um cinema que cria uma maior proximidade com sua plateia por fazê-la experimentar as ações como se estivessem lá. A presente dissertação investiga a experiência da filmografia do diretor a partir de um arcabouço metodológico do historiador das imagens Aby Warburg no intuito de entender o fluxo de imagens que se estabelece a partir do contato com imagens mergulhadas no esgarçamento temporal. Ao final, desenvolve-se um método associativo por imagens que vise um entendimento da cultura visual que rodeia os filmes de Tsai Ming-liang.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39456
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Alan Campos Araújo.pdf5,37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons