Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39457

Compartilhe esta página

Título: Epistemografia Interativa como prática em ambientes digitais : um protótipo no Repositório Filatélico Brasileiro
Autor(es): BEZERRA, Vinícius Cabral Accioly
Palavras-chave: Epistemografia Interativa; Web Semântica; Serendipidade; Selo Postal
Data do documento: 27-Dez-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BEZERRA, Vinícius Cabral Accioly. Epistemografia Interativa como prática em ambientes digitais: um protótipo no Repositório Filatélico Brasileiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A forma de classificação positivista não deixa margem para que conhecimentos fora dos ciclos de domínio especializado sejam divulgados e aproveitados. Dessa forma é preciso pensar práticas integrativas que deem oportunidade igual para que diferentes visões de mundo possam ser utilizadas para representar itens em ambientes digitais, uma classificação aberta e constantemente mutável, potencializando a serendipidade. Partindo desses pressupostos o objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um protótipo para potencializar a Epistemografia Interativa em um ambiente digital. Os objetivos específicos foram três. Investigar a Epistemografia Interativa e sua apropriação teórica no campo da Ciência da Informação. Identificar e debater sobre pesquisas e soluções que tratem de modelos interativos para classificação de itens informacionais em ambientes digitais. Utilizar tecnologias da Web Semântica no Repositório Filatélico Brasileiro. Os procedimentos metodológicos incluíram identificação e estudo da bibliografia científica das áreas da Ciência da Informação, especialmente, a obra de Antonio García Gutiérrez e da Computação, particularmente, no que tratou sobre tecnologias da Web Semântica. Utilizou a descrição de 32 selos postais do livro Pernambuco nos Selos Postais para subsidiar o protótipo com esses itens informacionais. Empregou o processo de wikificação utilizando o Wikifier e o JenaTDB como repositório. Fez uso do SPARQL como linguagem de recuperação e relacionamento semântico dos itens informacionais para visualização da informação. Como considerações finais a pesquisa ilustra o desenvolvimento do protótipo e explica as suas funcionalidades. Aplicou distintas tecnologias e conceitos num modelo de protótipo para aplicação da Epistemografia Interativa. Sugere, por fim, pesquisas futuras em que sejam criadas condições para visualização e navegação em ambientes digitais que possibilitem a serendipidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39457
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Vinicius Cabral Accioly Bezerra.pdf3,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons