Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39467

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENDONÇA, Luciana Ferreira Moura-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Bruno Brito de-
dc.date.accessioned2021-03-25T14:49:01Z-
dc.date.available2021-03-25T14:49:01Z-
dc.date.issued2019-02-14-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Bruno Brito de. Nação Zumbi : computadores fazem arte e artistas fazem dinheiro?: Um estudo de caso sobre práticas de produção, divulgação e consumo musical no século XXI. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39467-
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe o estudo de caso sobre a carreira da Nação Zumbi, banda pernambucana que surgiu em 1990, integrante do movimento Manguebeat e em plena atividade no momento. Avaliamos as estratégias do grupo para lidar com as transformações do mercado musical brasileiro, devido à popularização da internet e do computador pessoal, na década de 2000, e ao uso de plataformas/aplicativos de streaming e mídias sociais, na década de 2010. Por isso, mapeamos suas relações com diversos agentes do mercado musical e do campo cultural nos processos de produção, distribuição e consumo musical, que foram alterados significativamente nos últimos 25 anos. Estudamos ainda a transição da Nação Zumbi do mainstream para a independência, observando sua passagem nos selos Chaos/Sony, Y Brazil e Slap/Som Livre e nas gravadoras Trama e DeckDisc. Identificamos também os agentes responsáveis pela legitimação cultural do grupo e como esses agentes a descrevem com esse objetivo. Por fim, avaliamos a relação da Nação com o poder público, importante agente de financiamento da cultura brasileira. O estudo dessa trajetória musical teve como marco teórico os conceitos de capital simbólico, capital social, economia das trocas simbólicas nas obras de Pierre Bourdieu (2007; 1986), e também o conceito do uso conveniente da cultura na era global na obra de George Yúdice (2013).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNação Zumbipt_BR
dc.subjectProdução Musicalpt_BR
dc.subjectNovas Tecnologiaspt_BR
dc.subjectMercado Musicalpt_BR
dc.subjectFinanciamento Público Culturalpt_BR
dc.titleNação Zumbi : computadores fazem arte e artistas fazem dinheiro?: Um estudo de caso sobre práticas de produção, divulgação e consumo musical no século XXIpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8404756229443651pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8434424231917866pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThis research proposes the case study about the career of Nação Zumbi, a band from Pernambuco that emerged in 1990, part of the Manguebeat movement and in activity at the moment. We evaluated the strategies of the group to deal with the transformations of the Brazilian music market due to the popularization of the Internet and the personal computer in the decade of 2000; and the use of apps of streaming and social media in the decade of 2010. Therefore, we mapped their relationships with various players in the music market and the cultural field in the production, distribution and musical consumption processes that have changed significantly in the last 25 years. We also studied the transition of the Zumbi Nation from the mainstream to independence, observing his passage for the recordings companies Chaos/Sony, Y Brazil, Trama, DeckDisc and Slap/Som Livre. We also identify the agents responsible for the cultural legitimation of the group and how these agents describe it for this purpose. Finally, we evaluate the relationship of the Nation with the public power, an important financing agent of Brazilian culture. The study of this musical trajectory had as theoretical reference the concepts of the economy of symbolic exchanges, developed by Pierre Bourdieu (2007, 1986), as well as the concept of the convenient use of culture in the global era, created by George Yúdice. (2013).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Bruno Brito de Azevedo.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons