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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39480

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Título: Argumentação em laboratórios investigativos de química : uma proposta para formação de licenciandos críticos e reflexivos
Autor(es): SILVA, Taís de Oliveira
Palavras-chave: Professores – Formação – Brasil, Nordeste; Discussões e debates – Brasil, Nordeste; Laboratórios de química – Brasil, Nordeste; Professores de química – Brasil, Nordeste; Ensino reflexivo – Brasil, Nordeste
Data do documento: 18-Dez-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA,Taís de Oliveira. Argumentação em laboratórios investigativos de química: uma proposta para formação de licenciandos críticos e reflexivos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Matemáticas) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: A argumentação é compreendida como estratégia didática potencialmente discursiva e útil para o ensino de ciência. É notório que argumentar é uma ação inerente às práticas investigativas, e por isso é concebível raciocinar o uso da argumentação dialógica como estratégia de ensino e seu potencial na formação de futuros professores de Química. Logo, esta pesquisa teve o intuito de investigar o impacto do uso da argumentação na constituição de um espaço investigativo propulsor de uma formação crítica e reflexiva para licenciandos em Química, em aulas de laboratório. Para tanto foi preciso investigar eventuais diferenças na construção crítica e reflexiva existente entre o laboratório de ensino tradicional e o investigativo fazendo uso da argumentação. Examinou-se como a argumentação ocorria em aulas de laboratório tradicional, para então propor uma aula investigativa a partir de mecanismos da argumentação, com propósito de constituir o espaço investigativo para que assim pudéssemos verificar a diferença na formação crítica e reflexiva dos licenciados nesses ambientes educacionais. Foi examinado e verificado que os discentes, quando envolvidos em atividades investigativas formulam argumentos bem elaborados relacionados a conceitos químicos, enquanto na outra situação, com o laboratório tradicional, há uma diminuição significativa da formulação desses e quando identificados estavam relacionados apenas as etapas procedimentais. Tomando por base as análises, é pertinente considerar que os resultados foram satisfatórios dentro das limitações metodológicas da pesquisa.
Descrição: RODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: DE CHIARO, Sylvia Regina
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39480
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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