Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39483
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.author | BATISTA, Leonardo Augusto de Lemos | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-26T12:47:56Z | - |
dc.date.available | 2021-03-26T12:47:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Leonardo Augusto de Lemos. Limites de funções de uma variável real: análise das praxeologias matemáticas e didáticas propostas em livros didáticos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39483 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho de pesquisa foi estudar como autores de livros didáticos de Cálculo Diferencial e Integral propõem situações visando a transformação de um estado de não-saber para um estado de saber no que se refere ao objeto matemático limites de funções reais de uma variável real. A realização deste estudo se baseou em elementos teóricos e metodológicos da Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Yves Chevallard e colaboradores (1991, 1999). A metodologia que foi adotada nesta pesquisa, trata-se de uma abordagem qualitativa de cunho documental. As duas obras submetidas à análise foram: O Cálculo com Geometria Analítica de Louis Leithold (1977) e Cálculo de James Stewart (2017). Para auxiliar nesta investigação, foram propostas as seguintes questões (mais gerais): Como vivia e como vive o objeto matemático limites de funções de uma variável nos livros didáticos selecionados? Quais eram e quais são (e como se caracterizam) as organizações matemáticas e didáticas relativas aos limites que aparecem nas obras escolhidas? Qual era e qual é a razão de ser do conteúdo limites de funções nos referidos livros texto? Após analisar cada um dos dois livros e comparar os resultados, foram encontradas algumas diferenças nos modos de viver dos limites considerados. Partindo-se da análise das organizações praxeológicas constituídas em torno dos subtipos de tarefas relacionadas à determinação desses limites, constatou-se que existe uma diferente distribuição (não muito grande) da representatividade de tais tarefas. Observou-se ainda, a não-presença (no livro mais antigo) e presença (no livro mais recente) das praxeologias a serem transpostas relacionadas à atividade de conjecturar limites numericamente; e também; das abordagens histórico-epistemológicas; do uso de calculadoras, computadores e sistemas de computação algébrica; e das aplicações aos demais campos do conhecimento humano. As organizações matemáticas são praticamente as mesmas (apenas com diferenças em relação à variedade das técnicas elaboradas). As praxeologias didáticas ocorrem (basicamente) em três momentos, a saber: (i) exploração do subtipo de tarefa/elaboração da técnica, (ii) avaliação do ambiente técnico-tecnológico e (iii) trabalho da técnica. As razões de ser para tais limites são essencialmente as mesmas, ou seja, estudam-se limites para explicar e justificar todo o resto do Cálculo Diferencial e Integral. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cálculo diferencial | pt_BR |
dc.subject | Cálculo integral | pt_BR |
dc.subject | Funções de variáveis reais | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Limites de funções de uma variável real: análise das praxeologias matemáticas e didáticas propostas em livros didáticos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5155108682802616 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this research work was to study how authors of Differential and Integral Calculus textbooks propose situations aiming at the transformation from a state of not knowing to a state of knowledge regarding the mathematical object real function limits of a real variable. This study was based on theoretical and methodological elements of the Anthropological Theory of the Didactic (ATD), proposed by Yves Chevallard and collaborators (1991, 1999). The methodology that was adopted in this research, is a qualitative approach of documentary nature. The two works submitted for analysis were: Louis Leithold's Calculus with Analytical Geometry (1977) and James Stewart's Calculus (2017). To assist in this investigation, the following (more general) questions were proposed: How did the mathematical object live and how do the function limits of a variable in the selected textbooks live? What were and what are (and how are they characterized) the mathematical and didactic organizations related to the limits that appear in the chosen works? What was and what is the raison d'être of the content limits of functions in those textbooks? After analyzing each of the two books and comparing the results, some differences were found in the ways of living of the considered limits. From the analysis of the praxeological organizations constituted around the subtypes of tasks related to the determination of these limits, it was found that there is a different (not very large) distribution of the representativeness of such tasks. It was also observed the non-presence (in the oldest book) and presence (in the most recent book) of the praxeologies to be transposed related to the activity of conjecturing limits numerically; and also from historical-epistemological approaches; the use of calculators, computers and algebraic computing systems; and applications to other fields of human knowledge. Mathematical organizations are practically the same (only with differences in the variety of elaborate techniques). The didactic praxeologies occur (basically) in three moments, namely: (i) exploration of the task subtype/elaboration of the technique, (ii) evaluation of the technical-technological environment and (iii) work of the technique. The reasons for being for such limits are essentially the same, that is, limits are studied to explain and justify all the rest of the Differential and Integral Calculus. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Leonardo Augusto de Lemos Batista.pdf | 4,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons