Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39548

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorGUIMARÃES, Cleiça Rafaela de Almeida-
dc.date.accessioned2021-03-31T02:58:02Z-
dc.date.available2021-03-31T02:58:02Z-
dc.date.issued2016-07-20-
dc.date.submitted2021-03-30-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Cleiça Rafaela de Almeida. Experimentação no ensino médio: utilização de extratos vegetais como indicadores naturais na construção de conceitos ácido-base. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39548-
dc.description.abstractA facilidade na obtenção e preparo dos extratos de antocianinas representa uma importante ferramenta para as atividades didáticas, pelo fato de possibilitar a articulação da teoria com a prática. Uma vez que, a obtenção de indicadores de acidez e alcalinidade por meio de extratos vegetais, onde estão presentes as antocianinas, podem ser exploradas didaticamente na identificação de produtos ácidos e básicos do cotidiano. As antocianinas são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores atrativas em diversas espécies vegetais variando do vermelho ao azul. O objetivo do trabalho foi abordar as potencialidades dos conceitos de acidez e basicidade através da experimentação, utilizando extratos de flores encontradas no agreste de Pernambuco como indicadores naturais de pH. Esta pesquisa foi desenvolvida como estudo de caso, com abordagem semiqualitativa, envolvendo quinze alunos de uma turma do 2° ano do ensino médio de uma Escola de Referência localizada na cidade de Caruaru – PE. Os dados foram coletados utilizando um questionário com perguntas subjetivas e objetivas baseada na Escala tipo Likert. As respostas às perguntas subjetivas foram analisadas segundo a metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostraram que a utilização de extratos de antocianinas pode ser explorada didaticamente, desde a etapa de extração do indicador natural até a aplicação em produtos do cotidiano, verificando seu pH correspondente. Assim, pôde ser verificada a relação com o conteúdo vivenciado em sala de aula, a potencial articulação entre os conhecimentos prévios e outros campos do saber como a química verde, ambiental e cotidiano, além de buscar reduzir a geração de resíduos. Deste modo, a atividade didática proposta foi aplicada de forma satisfatória, demonstrando que grande parcela dos alunos conseguiu compreender a ação das antocianinas em meio ácido e básico, e interpretar corretamente a ação do indicador nos produtos após adicionar o extrato, indicando compreensão sobre os fenômenos observados.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAntocianinaspt_BR
dc.titleExperimentação no ensino médio: utilização de extratos vegetais como indicadores naturais na construção de conceitos ácido-base.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452976A5pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767888J9pt_BR
dc.description.abstractxFacility in obtaining and preparing anthocyanin extracts is an important tool for didactic activities, because it enable the relationship between theory and practice. Since, obtaining acidity and alkalinity indicators using vegetable extracts, where the anthocyanins are present, can be explored to identify acidic and basic products didactically every day. Anthocyanins are pigments responsible for a variety of attractive colors in various vegetal species ranging from red to blue. The objective was to approach potentials of concepts of acidity and alkalinity through experimentation using flower extracts found in the state of Pernambuco as natural indicators of pH. This research was developed as case study, with semi qualitative approach, involving fifteen students in a class of second year high school in a reference school in the city of Caruaru - PE. Data were collected using a questionnaire with subjective and objective questions based on Likert scale, and the results were analyzed according to the methodology of content analysis proposed by Bardin. The results showed that the use of extracts of anthocyanin can be exploited didactically, from the extraction step of the natural indicator to use in everyday products, checking its corresponding pH. Thus, the relationship with the content in the classroom could be verified, links potential between previous knowledge and other fields of knowledge as green chemistry, environmental and quotidian, in addition to seeking to reduce waste generation. Thus, the didactic activity proposal has been applied satisfactorily, demonstrating that many of the students could understand the action of anthocyanins in acidic and basic media, and correctly interpret the action of the indicator on the products after adding the extract, indicating understanding of the phenomena observed.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GUIMARÃES, Cleiça Rafaela de Almeida.pdf1,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons