Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39558

Compartilhe esta página

Título: Candídiase sistêmica em pacientes de unidades de terapia intensiva : diagnóstico laboratorial, identificação polifásica e expressão de fatores de virulência
Autor(es): SILVA, Michellangelo Nunes da
Palavras-chave: Infecções fúngicas; Patogenicidade; Biofilme
Data do documento: 27-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Michellangelo Nunes da. Candídiase sistêmica em pacientes de unidades de terapia intensiva: diagnóstico laboratorial, identificação polifásica e expressão de fatores de virulência. 2019. Tese (Doutorado em Biologia de Fungos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A incidência de infecções fúngicas hospitalares tem aumentado substancialmente, acarretando altos índices de mortalidade, sobretudo em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva. Neste contexto destacam-se os casos de candidíase invasiva, que ocorre por consequência da diminuição na imunidade e pela exposição a condições predisponentes. Embora outras espécies de fungos possam causar quadros clínicos diversos em pacientes de UTI, as espécies de Candida representam as mais frequentes. Candida albicans é mais incidente, contudo, outras espécies de Candida tiveram aumento em suas frequências nos últimos anos incluindo a C. tropicalis, C. parapsilosis e C. glabrata. Nosso objetivo foi verificar a ocorrência de candidíase invasiva em pacientes de UTI e avaliar o potencial de virulência dos isolados clínicos de Candida. As coletas foram realizadas de acordo com solicitação médica e após o diagnóstico laboratorial micológico, por meio de análise polifásica foi possível identificar todos os isolados obtidos a partir de amostras clínicas. Dentre os vários fatores de virulência presentes em cepas do gênero Candida, foi verificado a capacidade de aderência a células epiteliais, formação de biofilme, susceptibilidade antifúngica e produção de hemolisina.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39558
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Biologia de Fungos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Michellangelo Nunes da Silva.pdf911,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons