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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39572
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Juliana Angeiras Batista da | - |
dc.contributor.author | LIMA, Nayana Carla Guaraná de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-01T00:23:52Z | - |
dc.date.available | 2021-04-01T00:23:52Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-07 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-31 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Nayana Carla Guaraná de. Análise dos equívocos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem do conceito de entropia em um curso de química de nível superior. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39572 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo contribuir de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem acerca do conceito de entropia, visto que grande parte dos problemas de aprendizado de físico-química, de um modo geral, pode se relacionar com esse conceito, tal como o entendimento da espontaneidade de certos processos. Para isto, buscou-se investigar os equívocos mais comuns e tentou-se verificar a origem dos mesmos a partir de análises das concepções dos discentes acerca do tema em períodos distintos do curso de Química/Licenciatura, de livros textos voltados para o ensino superior das disciplinas de Química Geral e Físico-Química, por fim, como os professores que ministram ou ministraram estas disciplinas abordavam o conceito de entropia. Com relação às concepções dos estudantes, as análises foram feitas a partir de questionários com perguntas relacionadas à definição de entropia, função de estado, variação de entropia, variação de entropia para uma mistura de dois gases em diferentes situações e relação entre entropia e espontaneidade de processos. Os livros didáticos adotados no curso foram analisados com o objetivo de identificar a maneira como este conceito é abordado, se a linguagem e os exemplos utilizados, são adequados, a partir de trechos em que abordavam o conceito de entropia. Por fim, os professores foram entrevistados quanto à maneira como abordavam o conteúdo, sua preocupação com os livros adotados, ou textos científicos e a sua maneira de explicar o conteúdo a partir de analogias com termos bastante utilizados como “desordem”. A análise do material coletado auxiliou na proposição de uma abordagem para aprendizagem do conceito de entropia, cujo principal objetivo foi definir a entropia do ponto de vista da termodinâmica estatística e termodinâmica clássica, utilizando os termos mais adequados para a compreensão inequívoca de tal conceito e uma abordagem histórica de sua proposição, fornecendo uma interpretação molecular para o conceito e uma base para o entendimento da origem da espontaneidade de processos espontâneos. Após investigação das concepções adquiridas pelos estudantes em uma aula ministrada utilizando tal abordagem, observou-se que a mesma mostrou ser bastante eficiente e que a abordagem proposta poderá ser amplicada para o entendimento de outros conceitos abstratos associados ao conteúdo de termodinâmica, bem como das Ciências, de uma maneira geral, quando equívocos são cometidos devido à má utilização da linguagem, devido ao uso de analogias. Espera-se, com isso, que os novos licenciados, com o conhecimento acerca desses equívocos, evitem o uso de termos inadequados ou exemplos que atrapalham o aprendizado ao invés de contribuir, desde o ensino em níveis mais básicos. Assim, que possam, ao longo de tempo, contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de Química, sem causar desmotivação dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 80p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Entropia | pt_BR |
dc.subject | Físico-química | pt_BR |
dc.title | Análise dos equívocos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem do conceito de entropia em um curso de química de nível superior. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8128137E8 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770483P3 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aimed to contribute significantly to the teaching-learning process about the concept of entropy, since a great part of the problems of physical-chemical learning, in general, can be related to such concept, as the understanding of the spontaneity of certain processes. In order to do this, we sought to investigate the most common misconceptions and attempted to verify their origin from analyzes of the students' conceptions about this concept in several periods of the Chemistry-Teaching Course at the CAA/UFPE, of textbooks aimed at the higher education of the General Chemistry and Physical Chemical disciplines, and as the teachers approached the concept of entropy when minister these disciplines. The analysis of the collected material aided in the proposition of an approach for learning in a significant way the concept of entropy, whose main objective was to define the entropy from the point of view of the statistical thermodynamics and classical thermodynamics, using the most adequate terms for the unequivocal understanding of such concept and a historical approach to its proposition, providing a molecular interpretation for the concept and a basis for understanding the origin of spontaneous processes. After investigating the conceptions acquired by the students in a given lecture using this approach, it was observed that it was very efficient and that the proposed approach could be amplified to the understanding of other abstract concepts associated with the content of thermodynamics, as well as of sciences, in general, when mistakes are made because of the misuse of language. It is hoped, therefore, that new graduates, with knowledge about these misconceptions, avoid the use of inappropriate terms or examples that hinder learning rather than contributing, from teaching to more basic levels. Thus, they can, over time, contribute to the teaching-learning process of Chemistry, without causing confusion and demotivation of students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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