Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39573

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorLIMA, Renato Alves de-
dc.date.accessioned2021-04-01T00:55:19Z-
dc.date.available2021-04-01T00:55:19Z-
dc.date.issued2016-06-07-
dc.date.submitted2021-03-31-
dc.identifier.citationLIMA, Renato Alves de. A utilização das TICs na formação inicial de professores do curso de Química - Licenciatura do CAA/UFPE. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39573-
dc.description.abstractAs tecnologias estão cada dia mais presentes nas salas de aula, seja pelo uso de smartphones, notebooks e/ou redes sociais, as pessoas estão sempre conectadas. As TICs são essenciais no processo ensino-aprendizagem em sala de aula, pois geram infinitas possibilidades de exploração nas práticas pedagógicas. No entanto, se verifica certa resistência dos docentes em inseri-las em suas aulas. O presente estudo apresenta uma pesquisa realizada com discentes e docentes do Curso de Química-Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo foi identificar como às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm sido abordadas (ou exploradas) no curso e quais as concepções de professores e discentes sobre os recursos advindos das tecnologias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base no Programa de Componentes Curriculares do Curso, entrevistas com os docentes e questionários com os licenciandos. Foi proposto um repositório para docentes e discentes com os mais variados recursos presentes na internet de forma gratuita e que podem ser usadas para preparar uma aula, fazer pesquisas ou até mesmo usar no decorrer da aula. Observou-se que professores e discentes compreendem a importância da inserção das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Também, que não abordagem está relacionada à falta de capacitação para manuseá-las. A pesquisa gerou um aplicativo de smartphones denominando QUIMITICs o qual contém materiais que podem ser acessados por professores e alunos, como listas de sites, blogs, áudios contextualizados, softwares entre outros recursos digitais. O repositório QUIMITICs apresentou-se como uma ferramenta importante na busca por recursos que facilitem o processo de construção do conhecimento.pt_BR
dc.format.extent83p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleA utilização das TICs na formação inicial de professores do curso de Química - Licenciatura do CAA/UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4351175U9pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706393T6pt_BR
dc.description.abstractxThe tecnologies are becoming even more present in the classroom, as by the use of smartphones, notebooks and/or social media, people are always connected. The ICTs are essential in the teaching and learning process in the classroom, because they generate infinity possibilities on the exploration of the pedagogical practices. However, a certain resistance can be verified in the teachers to insert them in their classes. This study presents a research performed with students and professors from the course of graduation in chemistry in the Centro Acadêmico do Agreste (CAA) of the Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). This study aimed to identify how the Information and Communication technologies (ICTs) have been approached (or explored) in the academic course and what are the conceptions of professors and students about the resources that come from technologies. This is a qualitative research based on the curricular components program of the course, interviews with the professors and questionnaire with the graduation students. It was proposed a repository for professors and students containing the most various resources that can be found in the internet for free and can be used to prepare a class, to research or even use as the class elapse. It was observed that the professors and students understand the importance of the ICTs insertion in the teaching and learning process. Besides that, it was also observed that the non-usage of these ICTs is related to the lack of capacity to handle them. The research has generated a smartphone application called QUIMITICs, which contains materials that can be accessed by teachers and students, as websites list, blogs, contextualized audios, softwares, among other digital resources. The QUIMITICs repository has presented itself as an important tool in the search of resources that can facilitate the process of knowledge construction.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251733D5pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIMA, Renato Alves de.pdf1,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons