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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39577
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LARANJEIRA, Jane Maria Gonçalves | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Emérson Rocha dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-01T04:10:37Z | - |
dc.date.available | 2021-04-01T04:10:37Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Emérson Rocha dos. Análise de um processo de ensino-aprendizagem formativo no ensino superior de química: verificações cognitivas, metacognitivas e a autonomia dos discentes. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39577 | - |
dc.description.abstract | Muitas práticas avaliativas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de Química se baseiam em modelos que mais verificam a reprodução de informações previamente transmitidas do que a construção do conhecimento propriamente dita, o que não estimula o discente a buscar as informações, pensar sobre elas e construir de forma efetiva o conhecimento. Assim, se faz necessária a aplicação de instrumentos avaliativos que colaborem com essa construção conceitual, levando o discente a construir o próprio conhecimento e refletir sobre seu processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo analisar a eficácia de uma abordagem formativa e a autonomia dos discentes nesse processo, sendo desenvolvido no Ensino Superior de Química no Agreste de Pernambuco, na perspectiva de uma formação docente de qualidade. Trata-se de uma pesquisa semiqualitativa que utilizou, como instrumentos de coleta dos dados, as autoavaliações dos discentes sobre seu processo de ensino-aprendizagem e os resultados das avaliações escritas realizadas no componente curricular em foco. A amostragem da população investigada foi representativa de 88,9% dos discentes regularmente matriculados no componente curricular Química Inorgânica I, ofertado no quarto período do referido curso, escolhida com base em critérios estabelecidos de inclusão e exclusão destacados adiante. Os resultados demonstraram que o modelo de avaliação formativa contribuiu para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas por parte dos discentes, de forma mais ou menos significativa. Isso ocorreu através da permanente reflexão dos discentes sobre seus processos de aprendizagens, tendo o feedback desempenhado um papel de fundamental importância nesse processo. | pt_BR |
dc.format.extent | 62p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Análise de um processo de ensino-aprendizagem formativo no ensino superior de química: verificações cognitivas, metacognitivas e a autonomia dos discentes. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4360230Z6 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791809A0 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Many assessment practices used in chemistry teaching-learning process are based on models that more check the playback information previously transmitted from the construction of knowledge itself, which does not encourage students to seek information, think about them and build effective knowledge form. Thus, if the application of evaluation instruments to collaborate with this conceptual construction is needed, leading the students to build their own knowledge and reflect on their teaching-learning process. This study aimed to analyze the effectiveness of a training approach and autonomy of students in the process, being developed at the Chemistry Higher Education in the Agreste of Pernambuco, in the perspective of a teacher training quality. This is a semiqualitativa research which used, as data collection instruments, the self-assessments of students on their teaching-learning process and the results of the written evaluations performed in the curriculum component in focus. Sampling of the study population was representative of 88.9% of students enrolled in curriculum component Inorganic Chemistry I, offered in the fourth quarter of that course, chosen based on established criteria for inclusion and exclusion highlighted below. The results demonstrated that valuation model training contributed to the development of cognitive skills and meta by the students, more or less significantly. This occurred through the permanent reflection of students on their learning processes, and feedback played a fundamental role in this process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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