Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39580

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Ermelinda Maria Araújo-
dc.contributor.authorCRUZ, Rafaela Rogério-
dc.date.accessioned2021-04-01T15:14:46Z-
dc.date.available2021-04-01T15:14:46Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.citationCRUZ, Rafaela Rogério. Sobre a tensão superficial: Kazuo Ishiguro e a tradição literária da modernidade/colonialidade. 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39580-
dc.description.abstractEssa tese propõe uma análise da obra do autor inglês, de ascendência japonesa, Kazuo Ishiguro, em chave da observação de uma série de estratégias de contenção articuladas na condução de sua prosa narrativa. O conjunto dessas estratégias de contenção se expressam de forma a provocar uma tensão entre forma e conteúdo, a isso será dado o nome de ―tensão superficial‖. Como, a primeira vista, os sete romances de Ishiguro parecem se encaixar cada um em um gênero literário diferente, gêneros esses pertencentes a tradição da modernidade ocidental, nosso objetivo primeiro será o de averiguar como, através da radicalização da tensão superficial, a obra de Ishiguro comenta e subverte não apenas a tradição literária moderna, mas principalmente o próprio paradigma da modernidade. No primeiro capítulo discutiremos o paradigma da modernidade, no tanto que um fenômeno histórico tradicionalmente concebido como resultante de processos intra-europeus, para então propor a suplantação dessa narrativa, pela concepção de modernidade como trabalhada por autores desde a América Latina (Castro-Gómez, Quijano, Dussel, Mignolo, Grosfoguel), para os quais a modernidade deve ser compreendida junto a sua face escura, i.e. a colonialidade, sendo então a modernidade/colonialidade o paradigma epistemológico do capitalismo global. No segundo capítulo, nos aproximaremos do paradigma histórico da experiência do Japão em processo de modernização/ocidentalização que informa a construção literária de Ishiguro. O terceiro capítulo tentará dar conta do lado inglês da equação, buscando compreender de que forma a obra de Ishiguro está contaminada pela derrota das grandes narrativas modernas ao final do século XX. Finalmente, o último capítulo se dedicará a esclarecer as engrenagens da tensão superficial, observando sua função, a saber a suspensão do momento catártico, e como ela se realiza através de estratégias de controle à nível do registro da voz narrativa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTensão superficialpt_BR
dc.subjectModernidade/Colonialidadept_BR
dc.subjectCrítica decolonialpt_BR
dc.subjectMarxismo ocidentalpt_BR
dc.subjectKazuo Ishiguropt_BR
dc.titleSobre a tensão superficial : Kazuo Ishiguro e a tradição literária da modernidade/colonialidadept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0363935526367152pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3975152604166388pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxEsta tesis propone un análisis del trabajo del autor inglés, de ascendencia japonesa, Kazuo Ishiguro, para observar una serie de estrategias de contención articuladas en la conducción de su prosa narrativa. El conjunto de estas estrategias de contención se manifiesta de tal manera que provoca una tensión entre la forma y el contenido, esto se llamará "tensión superficial". Dado que, a primera vista, las siete novelas de Ishiguro parecen pertenecer cada una a un género literario diferente, géneros que pertenecen a la tradición de la modernidad occidental, nuestro primer objetivo será determinar cómo, a través de la radicalización de la tensión superficial, el trabajo de Ishiguro comenta y subvierte no solo la tradición literaria moderna, sino especialmente el paradigma de la modernidad en sí mismo. En el primer capítulo discutiremos el paradigma de la modernidad, tradicionalmente concebido como un fenómeno histórico resultante de los procesos intraeuropeos, para proponer la superación de esta narrativa, por la concepción de la modernidad tal como la trabajan algunos autores de América Latina (Castro-Gómez, Quijano, Dussel, Mignolo, Grosfoguel), para quienes la modernidad debe ser entendida junto a su lado oscuro, es decir, la colonialidad La modernidad / colonialidad debe entenderse como el paradigma epistemológico del capitalismo global. En el segundo capítulo, abordaremos el paradigma histórico de la experiencia de Japón en el proceso de modernización / occidentalización que informa la construcción literaria de Ishiguro. El tercer capítulo intentará explicar el lado inglés de la ecuación, tratando de entender cómo el trabajo de Ishiguro está contaminado por la derrota, a fines del siglo XX, de las grandes macro-narrativas de la modernidad occidental. Finalmente, el último capítulo se centrará en aclarar los engranajes de la tensión superficial, observando su función, es decir, la suspensión del momento catártico, y cómo eso se logra a través de estrategias de control a nivel del registro de la voz narrativa.pt_BR
dc.description.abstractxOur dissertation proposes an analysis of the work of the Japanese-born, English writer, Kazuo Ishiguro, in order to observe how his narrative prose is conducted by a series of containment strategies. The set of these containment strategies are expressed in a way that provokes a tension between form and content, which will thus be called "surface tension". Since, at first glance, each of Ishiguro's seven novels seem to fit into a different literary genre; genres belonging to the tradition of Western modernity, our first objective will be to ascertain how, through the radicalization of the surface tension, the work of Ishiguro comments and subverts not only the modern literary tradition, but especially the modernity paradigm itself. In the first chapter we will discuss the paradigm of modernity, traditionally conceived as a historical phenomenon resulting from intra-European processes, to propose the supersession of this narrative, by the conception of modernity as worked by authors from Latin America (Castro-Gómez, Quijano, Dussel, Mignolo, Grosfoguel), for whom Modernity must be understood alongside its dark face, ie coloniality. Modernity / Coloniality should then be understood as the epistemological paradigm of global capitalism. In the second chapter, we will approach the historical paradigm of the experience of Japan in the process of modernization / westernization that informs the literary construction of Ishiguro. The third chapter will attempt to account for the English side of the equation, seeking to understand how Ishiguro's work is contaminated by the defeat, at the end of the twentieth century, of the great macro-narratives of western modernity. Finally, the last chapter will focus on clarifying the gears of surface tension, observing its function, namely the suspension of the cathartic moment, and how it is accomplished through control strategies at the level of the register of the narrative voice.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Rafaela Rogério Cruz.pdf2,83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons