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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39588
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal | - |
dc.contributor.author | SILVA, Thainá Gabriela da | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-02T02:59:35Z | - |
dc.date.available | 2021-04-02T02:59:35Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-03 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thainá Gabriela da. Estágio supervisionado e resiliência: a importância do enfrentamento diante dos primeiros desafios práticos da formação docente. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39588 | - |
dc.description.abstract | No presente trabalho realizamos um levantamento bibliográfico sobre a resiliência no âmbito educacional, objetivando discutir acerca dessas características em discentes do Curso de Química/Licenciatura, matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado II, de um município do Agreste Pernambucano. Os nossos objetivos foram observar de que forma as características resilientes dos licenciandos pesquisados se materializaram em suas práticas de regência propostas na disciplina; observar de que modo a sua história de vida poderia ou não ter contribuído para a formação de suas posturas resilientes e; realizar uma pesquisa teórica sobre a resiliência no contexto educativo. A escolha do tema se deu por constatarmos uma carência com relação à existência de trabalhos relacionados à resiliência e o estágio supervisionado. Em nossas investigações teóricas pesquisamos, inicialmente, sobre o estágio supervisionado e a sua importância para a formação do futuro docente e sobre a resiliência (origem do seu conceito, Teoria de Traço e de Processo, fatores de risco e proteção e sua relação com a educação). Para a realização desta pesquisa aplicamos um questionário, observamos as regências dadas pelos alunos-estagiários, aplicamos uma entrevista autobiográfica e, por fim, de autoconfrontação. Dentre um universo de 15 alunos-estagiários, aprofundamos a nossa pesquisa com dois deles. Utilizamos o questionário de Leal (2011) que continha 28 questões, e que foi baseado em vários estudos (POLK, 1997; JOB, 2003; BARBOSA, 2006; ASSIS; PESCE; AVANCI, 2006). Como resultados, podemos mencionar o seguinte: o nível de resiliência mais apresentado pelos estagiários foi entre 43 e 63 pontos (médio-alto). Percebemos, nas entrevistas realizadas com as duas alunasestagiárias que permaneceram conosco ao longo da pesquisa, que as histórias de vida pareceram, de algum modo, influenciar em suas práticas de regência, porém devemos ressaltar que, lamentavelmente, em virtude de vários contratempos que escaparam de nosso controle, apenas observamos duas aulas de cada uma, o que se mostra insuficiente para chegarmos a uma análise mais aprofundada e conclusiva. Em relação a como as características resilientes se manifestaram na prática da regência podemos considerar que uma das alunas-estagiarias mostrou capacidade para aprender com o novo, expressar o que sentia e de estabelecer vínculos emocionais. Já a outra demonstrou ter bom senso e criatividade. Por fim, sobre a análise teórica feita sobre a resiliência no contexto educativo, podemos perceber o quão importante é a escola para a potencialização da resiliência de um sujeito. Destacamos a importância do professor como tutor de resiliência dos alunos e percebemos que ele deveria ser movido pelos sentimentos e torna-se capaz de estabelecer vínculos. Acreditamos que a desvalorização do profissional da educação pode prejudicar a relação educador/criança. | pt_BR |
dc.format.extent | 90p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Programas de estágio | pt_BR |
dc.subject | Resiliência (Traço da personalidade) | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Estágio supervisionado e resiliência: a importância do enfrentamento diante dos primeiros desafios práticos da formação docente. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404104P6 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734039D6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this work we review the literature on resilience in the education sector, aiming to discuss about these features in students of Chemistry Course / Degree, enrolled in the course of Supervised Internship II, a county Agreste Pernambucano. Our objectives were to observe how resilient characteristics of undergraduates surveyed materialized in their regency proposals practices in the discipline; watch how your life story could or may not have contributed to the formation of their positions and resilient; perform a theoretical research on resilience in the educational context. The choice of subject was given by we determine a deficiency with respect to the existence of works related to resilience and the supervised training. In our theoretical investigations researched initially on supervised training and its importance to the training of future teachers and the resilience (their concept origin, trace and Process Theory, risk and protective factors and their relationship to education ). For this research we applied a questionnaire, observe the regencies given by student-interns, we apply an autobiographical interview and finally to self-confrontation. Among a universe of 15 student-trainees, we deepen our research on two of them. Leal used the questionnaire (2011) containing 28 questions, which was based on several studies (POLK, 1997; JOB, 2003; Barbosa, 2006; ASSIS; PESCE; Avanci, 2006). As a result, we can mention the following: the level of resilience more presented by the trainees was between 43 and 63 points (medium-high). We realize, in interviews with two students-trainees who stayed with us during the research, the life stories seemed, somehow influence their regency practices, but we must emphasize that, unfortunately, because of several setbacks that escaped our control, we observed only two classes each, which is insufficient to reach further and conclusive analysis. About how the resilient characteristics manifested in the practice of rulership we can consider that one of the students, trainees showed ability to learn the new, expressing what he felt and to establish emotional bonds. Already the other showed good judgment and creativity. Finally, on the theoretical analysis on resilience in the educational context, we realize how important school for the enhancement of the resilience of a subject. We underline the importance of the teacher as the students' resilience tutor and realized that he should be moved by feelings and becomes able to establish links. We believe that the devaluation of professional education may undermine the teacher / child relationship. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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