Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39605
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Ricardo Lima | - |
dc.contributor.author | VIEIRA, Luciana Munique | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T01:59:20Z | - |
dc.date.available | 2021-04-06T01:59:20Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-13 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-05 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Luciana Munique. O uso dos jogos didáticos como instrumento metodológico no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da química orgânica trabalhados no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39605 | - |
dc.description.abstract | O atual Ensino de Química, em especial da Química Orgânica no Ensino Médio, em grande parte das escolas brasileiras, prioriza a transmissão-recepção do conhecimento, uma vez que adotam exclusivamente aulas expositivas. Isso tem como consequência um ensino que se apresenta como de difícil compreensão, que exige a memorização por parte dos alunos que não conseguem identificar os motivos, como também a importância de estudar os conteúdos nela trabalhados. É a adoção desse modelo de ensino que muitas vezes vem deixando lacunas no processo de ensino e aprendizagem, motivando assim a procura de materiais didáticos que buscam melhorar a qualidade e efetividade desse ensino. Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, dentre estes o jogo didático pode ser uma alternativa viável para auxiliar este processo. Vários pesquisadores da área do ensino de química têm demonstrado que a utilização de jogos em sala de aula proporciona uma aprendizagem efetiva. Há evidências de que os jogos didáticos favorecem uma postura ativa na construção do conhecimento pelos próprios alunos, sendo este um fator motivacional para sua utilização em sala de aula. Através desta pesquisa, estudamos a importância dos jogos didáticos como instrumento auxiliador da aprendizagem, isso por acreditar na eficácia desses enquanto material didático. Para isso sistematizamos um arcabouço teórico com pesquisas acerca da temática “jogos”, bem como sobre o Ensino de Química dos dias atuais. Com base nestes estudos, desenvolveu-se um jogo de tabuleiro e cartas, voltado para o ensino dos Hidrocarbonetos e das Funções Orgânicas, onde este tem por função tornar o processo de ensino-aprendizagem desses conteúdos mais agradável e proveitoso tanto para o professor quanto para o aluno. Por fim, buscou-se verificar e comprovar a eficácia, bem como a viabilidade deste enquanto material didático auxiliador do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos em questão. Para isso, o jogo foi aplicado em turmas da 3° série do Ensino Médio. Os resultados apontaram o jogo como instrumento metodológico, que vem ajudar o aluno a desenvolver suas habilidades, e até mesmo reconstruir seus conhecimentos, isso quando aplicado de forma adequada, atuando como um recurso didático auxiliar nas salas de aula. Além de trazer benefícios ao professor, dando-lhe subsídios para atuar como mediador da aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | O uso dos jogos didáticos como instrumento metodológico no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da química orgânica trabalhados no ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4383970H3 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767888J9 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present chemistry teaching, especially of Organic Chemistry in High School, most often prioritizes the transmission-reception of knowledge, where expository classes are adopted exclusively. This leads to an education that is seen as difficult to understand, which requires memorization by students who cannot identify the reasons for this, as well as the importance of studying the contents worked on it. It is the adoption this teaching model that often comes leaving gaps in the teaching-learning process, motivating the search for learning materials that seek to improve the quality and effectiveness of this education. Educational materials are fundamental tools to assist in the process of teaching and learning, and the didactic game can be a viable alternative to assist this process. Several researchers of chemical education area have shown that the use of games in the classroom provides an effective learning. There is evidence that the educational games favor an active role in the construction of knowledge by the students, which is a motivational factor for use in the classroom. Through this research, we studied the importance of educational games as supportive instrument of learning, that to believe in the efficacy of these as teaching materials. For this, systematize a theoretical framework with research on the theme "games" as well as on the chemical education of today. Based on these estudies, we developed a board and cards game, facing the teaching of Hydrocarbons and Organic Functions, with the function make the process of teaching and learning these more enjoyable and useful content for both the teacher and for the student. Finally, it sought to verify and prove the effectiveness and viability of the game as didactic materials supportive of the teaching and learning of the content in question. For this, the game was applied to groups of 3rd year of high school. The results showed the game as a methodological tool, which comes to help students develop their skills. And even reconstruct their knowledge, that when properly applied, acting as a teaching resource help in classrooms. In addition to bringing benefits to the teacher, giving subsidies to act as mediator of learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIEIRA, Luciana Munique.pdf | 828,19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons