Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39607

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Laerte Leonaldo-
dc.contributor.authorLIMA, Brunna Stephanye Macêdo Coelho de-
dc.date.accessioned2021-04-06T02:53:31Z-
dc.date.available2021-04-06T02:53:31Z-
dc.date.issued2016-07-14-
dc.date.submitted2021-04-05-
dc.identifier.citationLIMA, Brunna Stephanye Macêdo Coelho de. Inclusão no ensino de química e aprendizagem de estudantes surdos: interações com uso de recursos visuais. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39607-
dc.description.abstractA educação de surdos é um dos temas pouco trabalhados pela ciência nas abordagens sobre educação inclusiva, principalmente, focando métodos de ensino de ciência e recursos didáticos para esta comunidade. Isso é constatado tanto em pesquisas nos repositórios das universidades disponíveis na Internet, assim como em livros, ou ainda em sites de editoras especializadas e de livrarias renomadas. Esse fato, por si só, já justifica esta pesquisa elaborada a partir da problemática: quais os recursos pedagógicos podem ser empregados para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de Química para alunos surdos? Tendo assim, como objetivo geral, avaliar a importância dos recursos visuais no ensino de Química na perspectiva de uma educação inclusiva e como objetivos específicos, discutir, a partir do relato da experiência de alunos surdos, a importância do uso de recursos visuais nas aulas de Química; apontar avanços na legislação e na prática pedagógica que garantem a educação do surdo e discorrer sobre o histórico da educação inclusiva. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa-ação em uma turma de 1º Ano do Ensino Médio em uma escola de ensino em tempo integral na cidade de Caruaru, interior de Pernambuco, onde estudam três alunas surdas, duas dominando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e uma, não. A conclusão do estudo é a constatação de que os recursos visuais são imprescindíveis para o ensino de química para estudantes surdos, e de que são necessárias mais pesquisas sobre a temática, pois, mesmo com alguns avanços norteados na legislação brasileira para garantia da escolarização do surdo, ainda é incipiente os estudos nessa temática que propiciem de fato uma educação inclusiva a esses estudantes.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLingua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.titleInclusão no ensino de química e aprendizagem de estudantes surdos: interações com uso de recursos visuais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coANJOS, Jose Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404908P1pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4439561D3pt_BR
dc.description.abstractxDeaf education is one of the themes litte worked in approaches to inclusive education,mainly focusing on teaching methods of science and educational resources for this community. It is found both in research in the repositories of universities available on the Internet , as well as in books, or on websites of specialized publishers and renowned bookstores.This fact , by itself already justifies this research drawn from the problem: which teaching resources can be used to facilitate the process of teaching and learning chemistry for deaf students ? Having thus , as a general objective, to evaluate the importance of visual aids in teaching Chemistry in the perspective of inclusive education and specific objectives , discuss , from the account of the experience of deaf students, the importance of using visual aids in chemistry class ; point advances in legislation and pedagogical practices that guarantee the education of the deaf and discuss the history of inclusive education.Therefore, in addition to the literature , an action research was conducted in a group of first year of high school in a teaching school full half time in the city of Caruaru , interior of Pernambuco, where they studied three deaf students two dominating the Brazilian Sign Language (Libras ) and not. The conclusion of the study is the finding that the visuals are essential for chemical education for deaf students , and that more research is needed on the subject , because even with some guided advances in Brazilian legislation for deaf education warranty it is still incipient studies in this topic that provide in fact an inclusive education to these students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Brunna Stephanye Macêdo Coelho de.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons