Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39611

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANJOS, Jose Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorLIMA, Renan Lourenço de-
dc.date.accessioned2021-04-06T23:09:25Z-
dc.date.available2021-04-06T23:09:25Z-
dc.date.issued2016-07-07-
dc.date.submitted2021-04-06-
dc.identifier.citationLIMA, Renan Lourenço de. Análise da estratégia de (re) construção de mapas conceituais a partir de textos e de textos a partir de mapas conceituais para a aprendizagem significativa de conteúdos de química. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39611-
dc.description.abstractEsse trabalho apresenta algumas características dos mapas conceituais, desde a sua elaboração até aplicação e combinação com outras estratégias, de forma que seja possível observá-lo com maior propriedade conceitual para utilização no ensino de conteúdos. Deste modo buscamos verificar a funcionalidade de mapas conceituais através de sua (re)elaboração aliada a construção de textos como estratégia didática auto reguladora da aprendizagem, de modo a promover uma aprendizagem significativa e crítica. Dessa forma, tornou-se necessário apresentar, através de uma oficina, as bases teóricas e fundamentais sobre o que são mapas conceituais, como são construídos e sua utilização no ensino. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, além do estudo de caso juntamente a uma observação participante, a fim de melhor explorar e compreender a realidade investigada. A análise dos resultados obtidos demonstrou que a estratégia utilizada proporcionou uma melhor organização das ideias, além de promover o desenvolvimento de competências relacionadas à produção textual. A partir da execução da pesquisa, constatou-se que o mapa conceitual pode ser utilizado como ferramenta pedagógica que leva ao ensino de conteúdos significativamente, além de permitir que o indivíduo busque o conhecimento através de estratégias de aprendizagem diversificadas.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAnálise da estratégia de (re) construção de mapas conceituais a partir de textos e de textos a partir de mapas conceituais para a aprendizagem significativa de conteúdos de química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8180087H6pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4pt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents some features of the conceptual maps, from its preparation to application and combination with other strategies, so that you can observe it more conceptual property for use in the teaching content. Thus we seek to verify the functionality of concept maps through (re)construction coupled with the construction of texts as self regulatory teaching strategy of learning in order to promote a significant critical learning. Thus, it has become required through a workshop, theoretical and fundamental basis of what are conceptual maps, as they are built and their use in education. It was adopted as a methodology qualitative research, in addition to the case study along a participant observation, in order to better explore and understand the reality investigated. The results obtained showed that the strategy used provided a better organization of ideas and promote the development of skills related to text production. After the execution of the research, it was found that the conceptual map can be used as a pedagogical tool that leads to teaching content significantly, and allow the individual to seek knowledge through diverse learning strategies.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIMA, Renan Lourenço de.pdf6,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons