Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39611
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANJOS, Jose Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.author | LIMA, Renan Lourenço de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T23:09:25Z | - |
dc.date.available | 2021-04-06T23:09:25Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-07 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-06 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Renan Lourenço de. Análise da estratégia de (re) construção de mapas conceituais a partir de textos e de textos a partir de mapas conceituais para a aprendizagem significativa de conteúdos de química. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39611 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho apresenta algumas características dos mapas conceituais, desde a sua elaboração até aplicação e combinação com outras estratégias, de forma que seja possível observá-lo com maior propriedade conceitual para utilização no ensino de conteúdos. Deste modo buscamos verificar a funcionalidade de mapas conceituais através de sua (re)elaboração aliada a construção de textos como estratégia didática auto reguladora da aprendizagem, de modo a promover uma aprendizagem significativa e crítica. Dessa forma, tornou-se necessário apresentar, através de uma oficina, as bases teóricas e fundamentais sobre o que são mapas conceituais, como são construídos e sua utilização no ensino. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, além do estudo de caso juntamente a uma observação participante, a fim de melhor explorar e compreender a realidade investigada. A análise dos resultados obtidos demonstrou que a estratégia utilizada proporcionou uma melhor organização das ideias, além de promover o desenvolvimento de competências relacionadas à produção textual. A partir da execução da pesquisa, constatou-se que o mapa conceitual pode ser utilizado como ferramenta pedagógica que leva ao ensino de conteúdos significativamente, além de permitir que o indivíduo busque o conhecimento através de estratégias de aprendizagem diversificadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 63p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Análise da estratégia de (re) construção de mapas conceituais a partir de textos e de textos a partir de mapas conceituais para a aprendizagem significativa de conteúdos de química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8180087H6 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper presents some features of the conceptual maps, from its preparation to application and combination with other strategies, so that you can observe it more conceptual property for use in the teaching content. Thus we seek to verify the functionality of concept maps through (re)construction coupled with the construction of texts as self regulatory teaching strategy of learning in order to promote a significant critical learning. Thus, it has become required through a workshop, theoretical and fundamental basis of what are conceptual maps, as they are built and their use in education. It was adopted as a methodology qualitative research, in addition to the case study along a participant observation, in order to better explore and understand the reality investigated. The results obtained showed that the strategy used provided a better organization of ideas and promote the development of skills related to text production. After the execution of the research, it was found that the conceptual map can be used as a pedagogical tool that leads to teaching content significantly, and allow the individual to seek knowledge through diverse learning strategies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Renan Lourenço de.pdf | 6,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons