Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39612
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Ricardo Lima | - |
dc.contributor.author | LIMA, Sandrelle Carla Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T23:36:09Z | - |
dc.date.available | 2021-04-06T23:36:09Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-13 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-06 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Sandrelle Carla Gomes de. O jogo didático como um auxiliador do processo de ensino e aprendizagem da química orgânica para o ensino superior: um estudo de caso no curso de Química Licenciatura no CAA-UFPE. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39612 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Química, em especial a Química Orgânica, traz conceitos abstratos, e muitas vezes exige um esforço intenso para memorização, tornando o aprendizado muito mais tedioso. Sendo assim, o uso de jogos didáticos tem sido proposto ao longo dos últimos anos e vários autores têm apresentado seus trabalhos com jogos destacando o interesse dos alunos, a despeito da complexidade envolvida no assunto trabalhado. Tal interesse surge da diversão proporcionada pelos jogos e tem efeito positivo no aspecto disciplinar. É diante desse contexto que este trabalho aponta a problemática de como os jogos didáticos podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de química orgânica no ensino superior. Esta pesquisa foi desenvolvida no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, em Caruaru-PE como um estudo de caso da aplicação de dois jogos didáticos desenvolvidos exclusivamente para ensinar conceitos de química orgânica, especificamente, compostos carbonílicos. O primeiro jogo desenvolvido neste trabalho foi aplicado e avaliado em dois momentos, sendo o primeiro realizado com a turma de Química Orgânica II no segundo semestre de 2014 (2014.2), com uma semana de antecedência ao exame escolar que abordou o conteúdo do jogo. De mesma forma a aplicação foi replicada na turma do semestre letivo de 2015.1. O segundo jogo desenvolvido foi aplicado e avaliado na turma de 2015.2. As possíveis contribuições no processo de ensino e aprendizagem foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa, através de questionários, observações e testes estatísticos. Os resultados obtidos com a aplicação do primeiro jogo indicaram uma melhora no desempenho escolar dos alunos participantes. A média da turma que participou da aplicação do jogo no semestre de 2015.1 foi 47,6% superior ao grupo que não participou. A aplicação do segundo jogo desenvolvido confirmou a influência do uso de jogos didáticos no desempenho dos alunos, onde, a média da turma de 2015.2 foi superior em 116% e 55% quando comparada com as turmas 2013.2 e 2014.1, respectivamente. Desta forma, este trabalho indica um potencial de melhorar o rendimento dos alunos quanto ao aprendizado de conteúdos de maior complexidade com a utilização da ferramenta lúdica. | pt_BR |
dc.format.extent | 67p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | O jogo didático como um auxiliador do processo de ensino e aprendizagem da química orgânica para o ensino superior: um estudo de caso no curso de Química Licenciatura no CAA-UFPE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494425J3 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767888J9 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of chemistry, especially the Organic Chemistry, brings abstract concepts, and often requires an intense effort to memory, making it much more tedious learning. Thus, the use of educational games has been proposed over the past few years, and several authors have presented their work with games highlighting the interest of students, despite the complexity involved in the subject worked. This interest arises from the fun of the game and has a positive effect on the disciplinary aspect. It is against this context that this study highlights the problem of how educational games can help in the teaching-learning process in organic chemistry classes in higher education. This research was conducted at the Academic Center of Agreste UFPE in Caruaru-PE as a case study of the application of two educational games exclusively designed to teach concepts of Organic Chemistry, specifically Carbonyl Compounds. The first game developed in this work has been implemented and evaluated in two stages. The first, being carried out with the Organic Chemistry II class in the second half of 2014 (2014.2), one week before the school test. In the same way the application was replicated in the class of the semester of 2015.1. The second game was developed implemented and evaluated in the class of 2015.2. Possible contributions in the process of teaching and learning were analyzed qualitatively and quantitatively through questionnaires, observations and statistical tests. The results obtained with the implementation of the first game indicated an improvement in school performance of the participating students. The average score obtained by the class who attended the game application in 2015.1 semester was 47.6% higher than the classes that did not participate. The application of the second game developed, confirmed the influence of the use of educational games in student performance. The average score obtained by the 2015.2 class was 116% and 55 % higher than the classes 2013.2 and 2014 respectively. Thus, this work indicates a potential to improve the performance of students and the learning of more complex content with the use of didactic games. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Sandrelle Carla Gomes de.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons