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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39613

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Katharine Ninive Pinto-
dc.contributor.authorPEREIRA, Pamela Ranielle da Silva-
dc.date.accessioned2021-04-07T00:10:40Z-
dc.date.available2021-04-07T00:10:40Z-
dc.date.issued2016-07-15-
dc.date.submitted2021-04-06-
dc.identifier.citationPEREIRA, Pamela Ranielle da Silva. Condições de trabalho do professor de química nas escolas de ensino médio integral e/ou integrado da rede estadual de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39613-
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa teve como objetivo identificar se há uma adequação das condições de trabalho dos professores de Química no Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco, considerando as condições de saúde do trabalhador docente, bem como mapear as principais problemáticas envolvendo o trabalho docente e analisar as condições de ensino de Química no Ensino Médio dessa rede. Procuramos responder à seguinte problemática: Será que as condições de trabalho docente a que os professores de química do Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco estão submetidos garantem as condições de saúde necessárias à realização de sua atividade docente? A pesquisa foi realizada em 6 (seis) escolas da Rede Estadual de Pernambuco, sendo 2 escolas com jornada semi integral (32 horas semanais) e 4 escolas com jornada integral (40 horas semanais), conforme a Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Centro Norte Caruaru e a Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Centro Vitória de Santo Antão. Para a coleta dos dados foi utilizada a entrevista semi estruturada com os docentes das respectivas escolas. De acordo com os resultados obtidos e análise dos dados percebemos que existe uma grande falta de recursos didáticos para o ensino que Química dificultando assim o ensino aprendizado da disciplina e contribuindo pra uma prática de ensino conservadora pois os alunos tem apenas um acúmulo de aulas teóricas todos os dias, visto que seria necessário um currículo diferenciado para essa proposta de educação nas escolas. Não há uma adequação das condições de trabalho dos professores de Química no Ensino Médio da rede estadual de Pernambuco, pois os mesmos enfrentam várias dificuldades no desempenho de sua profissão, se sentem sobrecarregados e todos esses elementos levam a um processo de condição de adoecimento do docente em decorrência do exercício da profissão, caracterizado por estresse, depressão, problemas relacionados a voz, bem como outras doenças em função da intensa carga de trabalho. Na maioria dos casos, no entanto, os professores evitam se afastar em função dos adoecimentos porque o tipo de vínculo que mantém com as escolas, sobretudo as EREMs, não preveem a possibilidade desses afastamentos, pois eles podem perder a vaga na EREM e com isso a gratificação.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de químicapt_BR
dc.subjectProfessores - Saúdept_BR
dc.titleCondições de trabalho do professor de química nas escolas de ensino médio integral e/ou integrado da rede estadual de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4369550A6pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768272Y7pt_BR
dc.description.abstractxThe present research aimed to identify whether there is an adequacy of Chemistry teachers' working conditions in the School of Pernambuco State Network, considering the health status of the teaching work, and map the main issues involving the teaching work and analyze the chemistry teaching conditions in high school that network. We seek to answer the following issues: Do the working conditions of teachers in the high school chemistry teachers of Pernambuco State Network are subject guarantee the health conditions required to carry out their teaching activity? The survey was conducted in six (6) schools in the State Network of Pernambuco, 2 schools with half full day (32 hours per week) and 4 schools with full day (40 hours), as the Regional Management of Education Agreste North Central Caruaru and Regional Management Education Forest Centre Vitória de Santo Antão. For data collection was used the semi structured interviews with the teachers of the respective schools. According to the results and analysis of the data we see that there is a lack of educational resources for teaching chemistry that thus hindering the teaching learning course and contributing to a practice of conservative teaching because students have only an accumulation of theoretical lessons every day, as a differentiated curriculum would be required for this proposal for education in schools. There is not adjustment of the working conditions of chemistry teachers in high school of the state of Pernambuco, since they face a number of difficulties in the performance of their profession, they feel overwhelmed and all these elements lead to a teacher's illness status process through the exercise of the profession, characterized by stress, depression, problems related to voice as well as other diseases due to the intense workload. In most cases, however, teachers avoid moving away due to the illnesses because the type of bond that keeps with schools, especially EREMs not foresee the possibility of such deviations, and they may lose their job in the EREM and it gratification.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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