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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39615
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Título: | Química verde e formação docente: um estudo na disciplina química analítica II da UFPE - CAA. |
Autor(es): | SILVA, Daniela Cáren Pessoa da |
Palavras-chave: | Química ambiental; Professores - Formação; Química analítica |
Data do documento: | 15-Jan-2016 |
Citação: | SILVA, Daniela Cáren Pessoa da. Química verde e formação docente: um estudo na disciplina química analítica II da UFPE - CAA. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | A Química Verde (QV) surgiu na década de 1990, nos EUA. Seus estudos têm por finalidade contribuir para o desenvolvimento e aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias perigosas. Além disso, os princípios da QV têm sido referenciais de enorme importância para combater ou amenizar os problemas ambientais ocasionados por ações humanas, contribuindo com a manutenção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, já que os saberes das Ciências Naturais, em especial os da Química, são substancialmente importantes para colaborar na prevenção dos problemas ambientais. A partir dessas observações, vemos a importância da QV ser tratada com ênfase no meio acadêmico, tornando-se uma importante ferramenta de interdisciplinaridade na formação, com destaque para a docência em química, já que possibilita a abordagem não só dos saberes dessa Ciência na indústria, mas também de temas transversais a ela inter-relacionados, tais como Meio Ambiente e Cidadania. Foi considerando a importância da QV na formação do licenciando em química que emergiu a proposta de verificarmos se as aulas experimentais de química têm abordado, de maneira ética, eficiente, perspicaz, significativa e expressiva os princípios da QV na formação docente. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar se e como as aulas de laboratório de Química Analítica II da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA), estão abordando os princípios da QV na formação docente no curso de Química-Licenciatura. Neste trabalho, desenvolvido no decorrer de 2015, realizamos um estudo de caso com abordagem qualitativa. Para tanto, utilizamos questionários estruturados, com questões abertas e fechadas, que foram aplicados a licenciandos que cursaram ou estavam cursando a disciplina Química Analítica II, objetivando levantar as suas concepções sobre as discussões de QV na disciplina citada. Além disso, analisamos o Projeto Político pedagógico do Curso de Química Licenciatura da UFPE CAA, a ementa de Química Analítica II, e os roteiros experimentais utilizados nas aulas de laboratório dessa disciplina. Os documentos e questionários foram tratados à luz da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os licenciandos sabem da existência QV e da sua importância na formação docente, e apesar de não ser evidente a orientação da abordagem dos seus saberes na formação do professor de química da UFPE CAA a partir dos documentos oficiais, na disciplina investigada tem se promovido com propriedade vários dos seus princípios, demonstrando a viabilidade da abordagem dos conhecimentos da QV nas aulas de laboratório, contribuindo para uma melhor formação docente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39615 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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