Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39617

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Valéria Sandra de Oliveira-
dc.contributor.authorSANTOS, André dos-
dc.date.accessioned2021-04-07T11:56:16Z-
dc.date.available2021-04-07T11:56:16Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationSANTOS, André dos. Flexquest® água e poluição : estratégia didático pedagógica no ensino de Ciências Ambientais. 2021. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39617-
dc.description.abstractAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação tem possibilitado aos professores um acesso rápido para o desenvolvimento de novas estratégias didáticas em sala de aula. Partindo dessa premissa, tem-se a FlexQuest® , uma plataforma online que visa a construção de conhecimentos de maneira flexível, através de conteúdos obtidos da própria internet. A pesquisa teve como objetivo desenvolver um projeto de abordagem didática em uma plataforma virtual de aprendizagem que promovesse a apreensão de conhecimentos sobre a poluição dos recursos hídricos no Ensino Médio. O estudo foi desenvolvido na Escola de Referência em Ensino Médio Frei Epifânio, no município de São Joaquim do MontePE, numa abordagem exploratória, descritiva e quali-quantitativa, baseada em uma pesquisa dividida em etapas com diferentes momentos, com a criação do projeto na plataforma FlexQuest® e intervenção em sala de aula. A partir do uso do recurso midiático FlexQuest® , vivenciado em sala de aula, do roteiro da história em quadrinhos criado pelos alunos, observações e dados obtidos ao longo da pesquisa, foi perceptível que os estudantes construíram uma aprendizagem flexível e crítica e que de fato o uso desses instrumentos tecnológicos facilitou a apreensão de conhecimentos. Apesar de algumas dificuldades encontradas no percurso metodológico, os alunos trazem para si a tentativa de mudança de hábitos, em prol de um meio mais equilibrado no que diz respeito a poluição dos recursos hídricos, contribuindo para um meio ambiente mais sustentável. Portanto, ao que se pode ver a FlexQuest® Água e Poluição é um produto tecnológico educacional que oportuniza aos discentes uma discussão/reflexão na tomada de consciência para conservação e mitigação da poluição, que pode ser vivenciado nas escolas promovendo a flexibilização de conhecimentos e a promoção de ações de Educação Ambiental.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectRecursos hídricospt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleFlexquest® água e poluição : estratégia didático pedagógica no ensino de Ciências Ambientaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0340429420812744pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2411998717256147pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxDigital Information and Communication Technologies have enabled teachers to have quick access to the development of new didactic strategies in the classroom. Based on this premise, we have FlexQuest® , an online platform that aims to build knowledge in a flexible way, through content obtained from the internet itself. The research aimed to develop a didactic approach project on a virtual learning platform that would promote the apprehension of knowledge about the pollution of water resources in high school. The study was developed at the Frei Epifânio High School Reference, in the city of São Joaquim do Monte-PE, in an exploratory, descriptive and qualitativequantitative approach, based on a research divided into stages with different moments, with the creation of the project on the FlexQuest® platform and classroom intervention. From the use of the FlexQuest® media resource, experienced in the classroom, from the comic book script created by the students, observations and data obtained during the research, it was noticeable that the students built flexible and critical learning and that in fact the use of these technological instruments facilitated the apprehension of knowledge. Despite some difficulties encountered in the methodological path, students bring with them an attempt to change habits, in favour of a more balanced environment with regard to the pollution of water resources, contributing to a more sustainable environment. Therefore, what can be seen FlexQuest® Water and Pollution is an educational technological product that provides students with a discussion / reflection in raising awareness for the conservation and mitigation of pollution, which can be experienced in schools promoting the flexibilization of knowledge and the promotion of Environmental Education actions.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO André dos Santos.pdf9,73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons