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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39630
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Título: | Utilização da web como ferramenta de pesquisa para o ensino e aprendizagem de cinética química. |
Autor(es): | BATISTA, Antonyelle Tamyris |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Cinética química; Internet |
Data do documento: | 28-Jun-2017 |
Citação: | BATISTA, Antonyelle Tamyris. Utilização da web como ferramenta de pesquisa para o ensino e aprendizagem de cinética química. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | O presente trabalho buscou identificar como a ferramenta pesquisa escolar realizada na web de modo orientado poderia contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de cinética química. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 3º ano do Ensino Médio da cidade de Cupira, localizada no Estado de Pernambuco. Para o levantamento de dados, foi desenvolvida uma sequência didática na qual se utilizou três questionários e duas atividades, cujo conteúdo estava relacionado à problemática dos aditivos alimentares presente no cotidiano dos alunos e que também promovia reflexão e conscientização quanto à saúde alimentar. As atividades foram inseridas na sequência didática que contemplava aulas teóricas acerca do conteúdo de cinética química e técnicas de como aprimorar uma boa pesquisa na internet. A ferramenta tecnológica da pesquisa escolar realizada na web foi escolhida por ser uma estratégia atrativa na contextualização do processo de ensino-aprendizagem e por fazer parte do cotidiano dos alunos de forma prazerosa, e também para proporcionar o aumento da busca da leitura de textos digitais. Na análise das atividades, buscou-se identificar a compreensão conceitual aplicada à problemática dos aditivos alimentares e, em particular, a classe dos antioxidantes. Os resultados da aplicação metodológica realizada através desta sequência didática mostraram que foi permitido trabalhar tanto as habilidades cognitivas dos alunos de forma autônoma, bem as habilidades de trabalho em equipe. Além disso, a análise de dados demonstraram que os alunos foram capazes de compreender o conteúdo de cinética através de conceitos relacionados à saúde alimentar, por meio das técnicas de pesquisa ensinadas e da prática da leitura, preparação de resumos, realização de atividades conceituais com discussões e socialização do conhecimento, que contribuíram para construção de conhecimento dos alunos e, portanto, para a melhoria do ensino e aprendizagem, inclusive, com um aumento significativo no nível de interesse dos alunos pela disciplina. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39630 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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