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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39639
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Paula Freitas da | - |
dc.contributor.author | LIMA, Diêgo Luan Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T20:47:49Z | - |
dc.date.available | 2021-04-08T20:47:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-08 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Diêgo Luan Gomes de. Evolução do conceito de experimentação no curso de Química licenciatura do CAA/UFPE, e como este impacta na prática docente de seus formandos. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39639 | - |
dc.description.abstract | A ciência tem se desenvolvido ao longo da história a partir da necessidade do homem de transformar o espaço no qual está inserido e pela sua constante busca pelo entendimento de suas origens. A evolução dessa perspectiva fez com que a ciência evoluísse, e fossem desenvolvidos métodos para comprovar as hipóteses levantadas pela mesma. Dentre esses métodos destaca-se a experimentação, que se caracteriza por seu caráter empírico investigativo. A experimentação voltada para o ensino e a aprendizagem deve ser acompanhada do processo reflexivo, para que o aluno possa construir uma aprendizagem mais significativa. Esse processo inclui partir-se de um conhecimento que o aluno já possui, e através dele reformular seu entendimento ou criar um novo conhecimento. A Química inclui nesse contexto por ser uma ciência com caráter experimental, o que justifica o uso da experimentação como ferramenta que auxilie o ensino da mesma, trazendo assim, soluções a alguns dos problemas educacionais da área. Consensualmente a experimentação é compreendida como relevante e necessária no processo de ensino e aprendizagem. No entanto o que se tem observado é a dogmatização e a visão superficial da experimentação como forma exclusiva para relacionar a teoria e com a prática. Tem-se observado também a formação de professores pouco preparados que disseminam essa realidade. Diante deste contexto, esse trabalho teve por objetivo investigar e avaliar as contribuições da experimentação na formação do licenciado em química do curso de Licenciatura em Química do CAA/UFPE, como esta formação influencia a visão do aluno sobre as atividades experimentais e como esta pode ser utilizada como ferramenta metodológica no ensino de química para o nível médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa/quantitativa. Os dados foram obtidos a partir da análise das respostas de questionários aplicados aos alunos do curso de Licenciatura em Química da UFPE/CAA; bem como, através da análise de uma abordagem experimental problematizadora em uma turma de 1º ano de uma escola de referência do município de Belo Jardim/PE. Nos resultados pode-se observar que os alunos entram na graduação portando concepções tradicionais de experimentação, e que essas concepções se prolongam ao longo da graduação. Nota-se também o surgimento da concepção de experimentação como ferramenta de ensino e que essas concepções estão ligadas a como os alunos e egressos utilizam a experimentação para o ensino. Ao analisar a experimentação problematizadora pode-se perceber também que quando se parte do conhecimento prévio do aluno a experimentação de fato contribui para a promoção da aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 84p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de química | pt_BR |
dc.subject | Matéria médica vegetal | pt_BR |
dc.subject | Essências e óleos essenciais | pt_BR |
dc.title | Evolução do conceito de experimentação no curso de Química licenciatura do CAA/UFPE, e como este impacta na prática docente de seus formandos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8185304Y7 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798298Z1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Science has developed throughout history from the human need to transform the space in which it is inserted and by its constant search for the understanding of its origins. The evolution of this perspective made science evolve, and developed methods to prove the hypotheses raised by it. Among these methods, the experimentation, characterized by its investigative empirical character, stands out. The experimentation focused on teaching and learning must be accompanied by the reflective process, so that the student can construct a more meaningful learning. This process includes starting with a knowledge that the student already possesses, and through it to reformulate his understanding or to create a new knowledge. Chemistry includes in this context because it is a science with an experimental character, which justifies the use of experimentation as a tool to help teaching it, thus providing solutions to some of the educational problems in the area. Consensually experimentation is understood as relevant and necessary in the teaching and learning process. However, what has been observed is the dogmatization and superficial view of experimentation as an exclusive way to relate theory and practice. It has also been observed the formation of teachers who are not well prepared to disseminate this reality. In this context, this study aimed to investigate and evaluate the contributions of experimentation in the training of chemistry graduates of the CAA / UFPE Degree in Chemistry, as this training influences the student's view of the experimental activities and how this can be used as a methodological tool in the teaching of chemistry for the middle level. This is a qualitative / quantitative research. The data were obtained from the analysis of the answers of questionnaires applied to the students of the degree of Chemistry of UFPE / CAA; as well as, through the analysis of a problematizing experimental approach in a 1st grade class of a reference school in the city of Belo Jardim / PE. In the results it can be observed that the students enter the graduation carrying traditional conceptions of experimentation, and that these conceptions are extended throughout the graduation. It is also noted the emergence of the conception of experimentation as a teaching tool and that these conceptions are linked to how students and graduates use experimentation for teaching. In analyzing the problematizing experimentation, it can also be noticed that when one starts from the previous knowledge of the student, experimentation actually contributes to the promotion of learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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