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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39640
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Título: | O uso da experimentação problematizadora no ensino de cinética química para alunos do ensino médio. |
Autor(es): | LINS, Cynthia Maria de Jesus |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Química - Experiências; Cinética química |
Data do documento: | 20-Jun-2017 |
Citação: | LINS, Cynthia Maria de Jesus de. O uso da experimentação problematizadora no ensino de cinética química para alunos do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Este trabalho teve como finalidade investigar como ocorre a apropriação e significação do conhecimento químico através da experimentação problematizadora e como esta pode auxiliar no processo de desenvolvimento de habilidades. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida com 25 discentes do 3º ano do ensino médio e com o professor de Química da disciplina. Atualmente, percebe-se que os professores procuram por alternativas didáticas diferentes que fujam da aula tradicional, utilizando-as na sala de aula com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. A experimentação problematizadora, assim como outras estratégias didáticas, busca promover o aprendizado de um conhecimento previamente adquirido e consolidá-lo, cabendo ao professor mediar o processo para que os objetivos da atividade e da metodologia sejam alcançados. Diante disso, a pesquisa foi conduzida para identificar se a experimentação problematizadora pode contribuir para a construção do conhecimento químico de alunos no ensino médio. O levantamento de dados consistiu em aplicação de um questionário para o docente, aplicação de um pré-teste para os alunos e o registro da observação ao longo da realização dos três momentos pedagógicos, sendo estes, 1 – Problematização inicial, 2 – Organização do conhecimento, 3 – Aplicação do conhecimento. Ao final do processo, pode-se observar que a partir da experimentação problematizadora os alunos conseguiram associar, mais facilmente, a teoria com o cotidiano, promovendo a aprendizagem do conceito de cinética química. Além disso, possibilitou o desenvolvimento de competências e habilidade nos alunos, entre elas, a argumentativa, tendo em vista a evolução de suas habilidades no uso da linguagem científica e na formulação de hipóteses, que ocorreu ao longo dos debates. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39640 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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