Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39641

Compartilhe esta página

Título: Contribuições do programa PIBID e do estágio supervisionado ao processo de formação inicial de professores de química no CAA-UFPE.
Autor(es): MELO, Andreza Karine Queiroz de
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil); Programas de estágio; Professores de química
Data do documento: 14-Jul-2017
Citação: MELO, Andreza Karine Queiroz de. Contribuições do programa PIBID e do estágio supervisionado ao processo de formação inicial de professores de química no CAA-UFPE. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O trabalho buscou analisar as possíveis contribuições e relações entre o programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado para a formação do licenciando do curso de Química do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Para a coleta de dados foram aplicados questionários aos licenciandos do curso de Química-Licenciatura com o intuito de registrar as opiniões dos discentes e após análise (método) inferir as concepções dos discentes sobre os saberes necessários ao professor e as contribuições do estágio e do PIBID na formação inicial dos mesmos. Na análise dos resultados foi evidenciado como principais contribuições do PIBID e dos Estágios a formação inicial dos licenciandos a partir do contato com a realidade escolar e proposição de estratégias para superar os obstáculos encontrados, o aprimoramento no uso de recursos utilizados, construção da relação professor-aluno, reflexão da prática docente, trabalho coletivo, troca de conhecimentos com os professores do ensino médio, entre outras reflexões. Com relação aos saberes docentes os licenciandos reconhecem os saberes destacados por Shulman que são conhecimento do conteúdo da matéria ensinada, conhecimento curricular e conhecimento pedagógico, como necessários a prática docente e veem os espaços do Estágio Supervisionado e do programa PIBID como ambientes que possibilitam a construção desses saberes, proporcionado a articulação da teoria com a prática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39641
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO, Andreza Karine Queiroz de.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons