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Título: Educação ambiental em livros didáticos: análise de uma coleção de livros de química do PNLD 2018-2020 para o ensino médio.
Autor(es): MELO, José Diego de
Palavras-chave: Educação ambiental; Livros didáticos; Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (Brasil); Química (Ensino médio)
Data do documento: 18-Dez-2017
Citação: MELO, José Diego de. Educação ambiental em livros didáticos: análise de uma coleção de livros de química do PNLD 2018-2020 para o ensino médio. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Durante muitas décadas o homem utilizou a natureza como fonte principal de recursos para sua sobrevivência, sem se preocupar com as consequências de sua exploração descontrolada. A partir da Revolução industrial essas consequências foram alavancadas pelo aumento dos dejetos industriais e pelo aumento do uso desmedido dos recursos naturais. Nesse sentido, a Educação Ambiental - EA surge como uma ferramenta de sensibilização, de conscientização social, com potencial de contribui para minimização dos problemas ambientais. Como ferramenta mais utilizada nas escolas brasileiras de acordo com o PNLD/2017, os livros didáticos devem estar adequados aos pressupostos da EA de maneira que possam contribuir para conscientização dos estudantes. Nesse segmento, o presente trabalho, de natureza qualitativa, teve como objetivo verificar como a abordagem ambiental permeia os conteúdos de uma coleção de livros didáticos de química para o ensino médio, constantes no PNLD/2018. Para isto, tomamos como base as OCEM – Orientações Curriculares para o Ensino Médio, os PCN meio ambiente e a lei de nº 9.795, regulamentada pelo decreto 4.281, que trata sobre a importância da Educação Ambiental em todos os estágios de ensino. A pesquisa se consistiu da realização de análise documental de uma coleção de livros didáticos de Química para o ensino médio disposta no PNLD/2018. Para apreciação dos dados, o conteúdo dos livros foi analisado na perspectiva de Bardin. Para tanto, recorreremos a categorias de análise relacionadas à proposta pedagógica e à concepção de EA, adaptadas de Moraes, tendo como focos de análise da forma e conteúdo da EA nos livros didáticos, os seguintes critérios: 01 - Adota uma visão contextualizada de ciência, abordando as interações CTS; 02 - Enfatiza temas atuais, objetos de debate da sociedade, estabelecendo relações entre conhecimento científico e exercício da cidadania; 03 - Trabalha a temática Meio Ambiente de forma transversal; 04 - Incentiva o cumprimento das responsabilidades de cidadãos, com relação ao meio ambiente; 05 - Valoriza o cultivo de atitudes de proteção e conservação dos ambientes e da diversidade biológica e sociocultural; 06 - Faz a diferenciação entre ambientes preservados e degradados, causas e consequências para a qualidade de vida da comunidade, bem como para as gerações futuras; 07 - Ressalta a complexidade dos problemas ambientais e contribui para desenvolver o sentido crítico e as atitudes necessárias para resolvê-los; 08 - Evoca a percepção da relação entre qualidade de vida e um ambiente saudável; 09 - Apresenta figuras/ilustrações isentas de estereótipos e de preconceitos e que não são incentivadoras de consumo. Os dados obtidos sugerem que os livros da coleção analisada apresentam temáticas ambientais relevantes, entretanto não cumprem todos os critérios usados para a análise, havendo uma ausência de aspectos, como por exemplo que devem estar presentes em abordagem ambiental, previstos nas documentações tomadas como base. Nesse sentido constatou-se a necessidade de se rever e de refletir sobre a maneira que questões relevantes Educação Ambiental se fazem presentes nos livros didáticos de Química.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39642
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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