Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39644

Compartilhe esta página

Título: Aprendizagem colaborativa: método de jigsaw: através da experimentação no ensino de química em uma escola pública da cidade de Caruaru-PE.
Autor(es): MONTEIRO, Jeissy Maelly Silva
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Química - Experiências; Aprendizagem; Professores - Formação
Data do documento: 13-Jan-2017
Citação: MONTEIRO, Jeissy Maelly Silva. Aprendizagem colaborativa: método de jigsaw: através da experimentação no ensino de química em uma escola pública da cidade de Caruaru-PE. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O presente trabalho trás um estudo que buscou identificar a eficiência da Aprendizagem Cooperativa através do Método Jigsaw utilizando a experimentação de conceitos químicos. Neste trabalho, em especial, foram utilizados os conceitos de físico-química nas temáticas sobre os Fatores que Influenciam na Velocidade de Reação. Para a contemplação dos objetivos foi escolhido uma metodologia para que todos os alunos participassem, seguindo a metodologia que prega o Método de Jigsaw; desta forma foi proposto à produção de pães com o intuito de identificar qual dos ingredientes fazia o pão crescer. Numa turma de 45 alunos, foram divididos grupos com cerca sete alunos cada, cada aluno tinham sua função, e a produção do pão só seria possível se cada aluno fizesse sua parte, a função geral do método é que todos tenham funções que juntos atinjam um objetivo comum. Com o auxílio de uma cartilha os alunos iam seguindo os passos e as determinadas funções. Ao fim da produção do pão, um aluno fica responsável por responder a pergunta inicial, chegando, assim, ao final do experimento. Para identificar se o trabalho foi sucedido, foram analisadas todas as cartilhas, que os grupos utilizaram durante a realização do trabalho e fizeram anotações; todas a anotações foram analisadas, além dos fatos discutidos após a realização do experimento. Foram plotados gráficos que mostraram a eficácia e eficiência do Método. Todos os grupos conseguiram produzir o pão e responder a pergunta base, além de ter dito uma análise crítica e científica de todo o processo, demonstrando, assim, a eficácia do Método através da experimentação. O Método Cooperativo gerou inquietação e desenvolveu na aprendizagem dos alunos significativamente, o que comprova total eficiência deste método em atividades experimentais com turmas com muitos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39644
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONTEIRO, Jeissy Maelly Silva.pdf848,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons