Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39658

Compartilhe esta página

Título: Relação entre a formação docente e a prática pedagógica de professores do ensino médio do agreste.
Autor(es): PEREIRA, Atinaê Joice da Silva
Palavras-chave: Prática de ensino; Formação profissional; Professores de química
Data do documento: 13-Dez-2017
Citação: PEREIRA, Atinaê Joice da Silva. Relação entre a formação docente e a prática pedagógica de professores do ensino médio do agreste. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O presente trabalho procurou mapear as influências da formação do professor de química, enquanto profissional da educação no desenvolvimento e exercício de sua função, conhecendo sua prática docente e construindo um comparativo com a graduação obtida. Aqui, optou-se por analisar, especificamente, professores de nível médio de duas escolas da rede pública de ensino do interior do agreste pernambucano. Buscou-se ainda, demonstrar a importância de uma formação que prepare o futuro professor para sua atuação docente, a partir de um ensino no qual o licenciando consiga estabelecer pontes entre as disciplinas pedagógicas e específicas da química, construindo suportes que o leve a atuar como um profissional docente capaz de mediar à construção dos conhecimentos químicos de seus alunos, compreendendo conhecimento como a junção entre o saber teórico e a capacidade do emprego desses saberes a prática. Pretendeu-se, ainda, criar comparativos entre as abordagens de ensino dos professores universitários e do professor sujeito da pesquisa, considerando as influências de uma sobre a outra. Assim, através da observação não participante, das conversas informais e da entrevista semiestruturada, pretendeu, de forma categórica, relacionar as peculiaridades apresentadas por cada profissional participante da pesquisa com as formações obtida, apresentando as possíveis explicações para tais características. Esta analise, teve como principais fontes de pesquisa os autores: LIBÂNEO (2009), MALDANER (2006) e TARDIF (2014), teóricos que abordam a temática de formação docente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39658
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA, Atinaê Joice da Silva.pdf700,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons