Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39661

Compartilhe esta página

Título: O ensino de conceitos da química geral através de composições musicais.
Autor(es): RAMOS, Júlio César
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Atividades criativas na sala de aula; Música
Data do documento: 18-Dez-2017
Citação: RAMOS, Júlio César. O ensino de conceitos da química geral através de composições musicais. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo investigar o uso de música como instrumento metodológico facilitador do ensino de química, a partir da análise de uma oficina de química musical abordando os conceitos de evolução dos modelos atômicos, propriedades periódicas dos elementos e ligações químicas. Buscando analisar se as composições musicais produzidas expressaram os conceitos vistos e analisando a relação entre a composição musical e a mobilização de conceitos aprendidos. A oficina se realizou numa turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, PE e se iniciou com uma exposição dialogada dos conceitos abordados, apresentando músicas que abordaram a Química sob a forma de paródia para despertar no aluno uma referência de como prosseguir. Seguida da elaboração de músicas pelos alunos acerca dos assuntos vistos, com o pesquisador fazendo as correções necessárias, finalizando com a exposição das músicas produzidas para o grupo e um diálogo com os alunos sobre a importância desse tipo de atividade para eles. Como conclusão este estudo constatou que a música pode ser uma aliada para facilitar e tornar significativo o ensino de Química para estudantes do ensino médio, uma vez que os integra e os motiva na construção de sua aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39661
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMOS, Julio Cesar.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons