Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39661
Compartilhe esta página
Título: | O ensino de conceitos da química geral através de composições musicais. |
Autor(es): | RAMOS, Júlio César |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Atividades criativas na sala de aula; Música |
Data do documento: | 18-Dez-2017 |
Citação: | RAMOS, Júlio César. O ensino de conceitos da química geral através de composições musicais. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo investigar o uso de música como instrumento metodológico facilitador do ensino de química, a partir da análise de uma oficina de química musical abordando os conceitos de evolução dos modelos atômicos, propriedades periódicas dos elementos e ligações químicas. Buscando analisar se as composições musicais produzidas expressaram os conceitos vistos e analisando a relação entre a composição musical e a mobilização de conceitos aprendidos. A oficina se realizou numa turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, PE e se iniciou com uma exposição dialogada dos conceitos abordados, apresentando músicas que abordaram a Química sob a forma de paródia para despertar no aluno uma referência de como prosseguir. Seguida da elaboração de músicas pelos alunos acerca dos assuntos vistos, com o pesquisador fazendo as correções necessárias, finalizando com a exposição das músicas produzidas para o grupo e um diálogo com os alunos sobre a importância desse tipo de atividade para eles. Como conclusão este estudo constatou que a música pode ser uma aliada para facilitar e tornar significativo o ensino de Química para estudantes do ensino médio, uma vez que os integra e os motiva na construção de sua aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39661 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAMOS, Julio Cesar.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons