Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39664

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLARANJEIRA, Jane Maria Gonçalves-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Camila Viviane Silva-
dc.date.accessioned2021-04-09T23:59:57Z-
dc.date.available2021-04-09T23:59:57Z-
dc.date.issued2017-08-24-
dc.date.submitted2021-04-09-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Camila Viviane Silva Ribeiro. Radioatividade: a evolução do entendimento conceitual ao longo da formação docente em química numa perspectiva CTSA. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39664-
dc.description.abstractA radioatividade trata-se de um fenômeno, natural e artificial. Que proporciona a sociedade vários benefícios, apesar de ainda serem poucos divulgados, conhecidos ou compreendidos. Esta ciência e suas tecnologias devem integrar os currículos do Ensino Médio e do Ensino superior. Pretende-se com este trabalho conhecer um pouco sobre a concepção que os discentes de um curso em formação docente em Química possuem sobre a radioatividade voltada para o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Para isto, foi levantada uma pesquisa de modo a conhecer o nível de conhecimento possuído por dois grupos de discentes (ingressantes e egressos) deste referido curso. O estudo sobre a radioatividade foi realizado através da aplicação de um questionário aberto, onde o mesmo era dividido em duas etapas A e B, a etapa A foi realizada para os dois grupos de discentes, a etapa B, no entanto, foi relacionada apenas para os discentes egressos. Após todos os dados terem sido recolhidos, foi feita a análise qualitativa seguida de uma pesquisa explicativa, utilizando-se o estudo de caso, para que assim fossem analisados todos os questionários de forma objetiva e precisa para o tema estudado, podendo assim comparar e separar por níveis os discentes ingressantes e egressos. Através deste estudo e das análises obtidas, foi possível concluir que os discentes não possuem um conhecimento aprofundado sobre a radioatividade num enfoque CTSA, esta concepção pode ser observado para os dois grupos. Para isso, espera-se que o curso reveja suas omissões em relação a esta temática para os discentes, uma vez que, possivelmente refletirá em um estudo fragilizado e sem aprofundamento sobre a ciência nuclear e suas tecnologias.pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleRadioatividade: a evolução do entendimento conceitual ao longo da formação docente em química numa perspectiva CTSA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8189709P7pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791809A0pt_BR
dc.description.abstractxRadioactivity is a phenomenon, natural and artificial. That provides society with several benefits, although they are still few publicized, known or understood. This science and its technologies must integrate the curricula of High School and Higher Education. It is intended with this work to know a little about the conception that the students of a course in teacher education in Chemistry have on the radioactivity focused on the Science-Technology-Society- Environment (STSE) approach. For this, a research was conducted in order to know the level of knowledge possessed by two groups of students (students and graduates) of this course. The study on radioactivity was performed through the application of an open questionnaire, where it was divided into two stages A and B, step A was performed for both groups of students, step B, however, was related only to The graduating students. After all the data were collected, the qualitative analysis was carried out followed by an explanatory research, using the case study, so that all the questionnaires were analyzed in an objective and precise way for the studied subject, being able to compare and separate By levels the incoming and outgoing students. Through this study and obtained analyzes, it was possible to conclude that the students do not have an in depth knowledge about the radioactivity in a STSE approach, this conception can be observed for the two groups. For this, the course is expected to review its omissions in this area for students, as it may reflect in a weakened study and without deepening on nuclear science and its technologies.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBEIRO, Camila Viviane Silva.pdf2,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons