Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39666
Compartilhe esta página
Título: | Contribuições da metodologia ativa para o processo de aprendizagem do conteúdo de reações químicas. |
Autor(es): | SANTOS, Manuel Bruno Caetano Sanguineto |
Palavras-chave: | Reações químicas; Química - Experiências; Aprendizagem baseada em problemas |
Data do documento: | 29-Set-2017 |
Citação: | SANTOS, Manuel Bruno Caetano Sanguineto. Contribuições da metodologia ativa para o processo de aprendizagem do conteúdo de reações químicas. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Este trabalho apresenta contribuições na investigação de potenciais desenvolvimentos de habilidades e competências geradas a partir de uma abordagem caracterizada como uma metodologia ativa com uso da experimentação para a resolução de um problema proposto. O problema em questão foi como tratar os vazamentos de ácido sulfúrico e de soda cáustica em acidentes diferentes com os caminhões de transporte dos respectivos materiais, utilizando para tal a mobilização dos conteúdos de reações químicas. Analisando a potencial contribuição para a construção do conhecimento na perspectiva de uma aprendizagem significativa, e para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e sociais. Para isto, foi utilizada uma sequência didática dividida em sete momentos aplicada a uma turma de 9° ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Caruaru-PE, caracterizando a pesquisa como qualitativa exploratória, com o uso de protocolos de acompanhamento e diários de campo na coleta de dados, que foram analisados de acordo com os critérios pré-estabelecidos. Quanto aos resultados, observou-se que as interações entre o problema apresentado e os conhecimentos prévios foram fundamentais na significação dos conceitos aprendidos, e com a interação entre estes fatores percebeu-se uma maior consistência na compreensão de novas informações. Estes entendimentos foram pautados na análise do diálogo entre os participantes e deles com o professor e foi verificado que as falas rememoram princípios não só cotidianos como também, pertencentes aos conhecimentos químicos. Verificou-se adicionalmente a potencialização das habilidades no decorrer da sequência didática, tais como: autonomia, motivação intrínseca, capacidade de gerir conflitos, e elaboração de estratégias, sempre buscando resolver o problema apresentado. Na etapa final da sequência os alunos participantes selecionaram e apresentaram reações químicas relacionadas ao problema e a proposta de sua resolução, pontuando os diferentes tipos de reações e utilizando a linguagem representacional da química para representar o problema com uma possível solução a ele. Observou-se que as relações entre o professor/pesquisador, os alunos e as metodologias ativas utilizadas favoreceu o alcance dos objetivos no que diz respeito a responder o problema apresentado aos pesquisados. Como conclusão, pode-se dizer que o desenvolvimento de habilidades e competências tem sido fundamental para tratar os problemas formais (escolares) e não formais (extraescolares) e resolvê-los de maneira a progredir significativamente na construção do conhecimento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39666 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Manuel Bruno Caetano Sanguineto.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons