Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39678

Compartilhe esta página

Título: Heterogeneidade : a prática pedagógica do ensino da leitura nos contextos das escolas ciclada e multisseriada.
Autor(es): BARROS, Ana Paula Berford Leão dos Santos
Palavras-chave: Alfabetização; Leitura – Ensino; Ensino Fundamental – Leitura; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 18-Out-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARROS, Ana Paula Berford Leão dos Santos. Heterogeneidade: a prática pedagógica do ensino da leitura nos contextos das escolas ciclada e multisseriada. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar o ensino da leitura em duas realidades distintas de sala de aula – ciclada e multisseriada – e de que maneira estas diferentes formas de enturmação interferiam na prática docente, além de observar como a heterogeneidade era contemplada no ensino da leitura nestes diferentes contextos de sala de aula. Participaram do estudo duas professoras do município de Lagoa dos Gatos – situado no estado de Pernambuco – uma do 3º ano do Ensino Fundamental I e outra de uma turma multisseriada, indicadas pela Secretaria de Educação da cidade como sendo excelentes profissionais. A fim de alcançar o objetivo delineado, as professoras tiveram a oportunidade de vivenciar situações de diálogo em que pudessem discorrer sobre a sua atuação no ensino da leitura, considerando o contexto heterogêneo da turma. Também houve a observação do dia a dia da sala de aula, por ser esse o ambiente em que a prática pedagógica é efetivada. A escolha do 3º ano do Ensino Fundamental decorreu do interesse em observar a progressão da capacidade leitora dos alunos no último ano do ciclo de alfabetização; e, em relação à turma multisseriada, a análise esteve voltada para a prática pedagógica do professor e a forma como planejava e executava as situações didáticas envolvendo o ensino da leitura. Para alicerçar a pesquisa, considerando as subjetividades e objetividades que envolveram os objetos de estudo, optou-se pelas abordagens quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e conversas informais realizadas com as docentes e de observações durante as aulas. Todo o material foi gravado e filmado e transcrito para a análise dos dados, tendo como referência o exame do conteúdo das respostas. A partir dos relatos das professoras e do acompanhamento de nove aulas em cada turma, foi possível perceber o comprometimento de ambas com a aprendizagem dos alunos e a diferença de perfil de cada uma ao lidar com as realidades em sala de aula. Segundo os resultados obtidos com a pesquisa, enfatizou-se a necessidade de que sejam oferecidas formações continuadas voltadas tanto para a multisseriação quanto para as turmas de alfabetização, em escolas cicladas e seriadas. Não são poucos os relatos de professores que informam sobre o isolamento pedagógico vivenciado pelos que atuam na alfabetização e suas inseguranças em relação ao ensino da leitura e da escrita. Ainda considerando a análise dos dados coletados, ressalta-se a contribuição que os professores da multisseriação (em geral, professores do campo) têm para oferecer aos professores das escolas cicladas / seriadas (em geral, escolas urbanas) no que diz respeito ao trabalho: com a diversidade de idades, séries, planejamentos, atividades, estratégias e níveis de conhecimento; em um mesmo espaço de sala de aula; apesar de todas as carências que as escolas do campo apresentam.
Descrição: BARROS, Ana Paula Berford Leão dos Santos, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: BERFORD, Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39678
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons