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Título: O ensino de História no Ensino Médio : mobilidade urbana e transportes na Primeira República brasileira
Autor(es): SANTOS, Adriana Maria Maia dos
Palavras-chave: História – Estudo e ensino; Ensino médio; Mobilidade Urbana; Transporte urbano; Brasil – História – Primeira República
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Adriana Maria Maia dos. O ensino de História no Ensino Médio: mobilidade urbana e transportes na Primeira República brasileira. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Esta pesquisa trata sobre o ensino de história no ensino médio: mobilidade urbana e transportes na Primeira República brasileira. O objetivo da investigação foi compreender aspectos da historicidade dos transportes no período na Primeira República no Brasil relacionando-os à mobilidade urbana à época, com vistas a problematizar o tema no ensino de história no Ensino Médio. Especificamente buscou-se a) apreender aspectos da trajetória do ensino de história no ensino médio na educação brasileira; b) compreender aspectos da historicidade dos transportes no período da Primeira República; c) relacionar o ensino de história a aspectos da mobilidade urbana visando o desenvolvimento da consciência histórica de estudantes do ensino médio; e d) elaborar um caderno de orientação didática para subsidiar o trabalho de professores e professoras do ensino médio. A investigação foi guiada pela seguinte questão: de que forma o estudo sobre as transformações vivenciadas na Primeira República no Brasil, em especial, aquelas referentes aos meios de transporte poderão contribuir para a aprendizagem histórica de estudantes do ensino médio? Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza bibliográfica com apoio nos estudos de Bittencourt (2003), Guimarães (1993), Schmidt (2016), Cerri (2011) e Barca (2009), entre outros, para subsidiar a discussão sobre o ensino de história e a forma como a disciplina tem sido abordada na escola. Para fundamentar o debate sobre o conceito de consciência histórica, buscou-se apoio nos escritos de Rüsen (1992, 2010, 2011) e de Cerri (2007, 2011). O aporte teórico construído e a pesquisa e escolha de fontes iconográficas e literárias serviu de base para a elaboração de um caderno de orientação didática destinado a contribuir com a prática docente de professores e professoras de História do ensino médio por meio de uma proposta de oficinas pedagógicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39737
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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